domingo, 25 de novembro de 2012

Análise Gamer: Battlefield 3

Olá, tudo bem?
Depois de um longo tempo, Dark Wolf está de volta e com uma nova análise que vai mostrar o mais novo vício em que estou me empenhando: Battlefield 3.


Por muitos, o game ainda não conseguiu atingir seu posto como "O MELHOR FPS DA ATUAL GERAÇÃO", para outros o game já está no topo do reinado, mas no caso desta análise, vou mostrar imparcialmente o que o game tem a oferecer e o que deveria ter oferecido, então vamos lá.

Um ótimo FPS, mas e a história?
Atualmente, os FPS's estão muito em baixa com relação a história, e infelizmente Battlefield 3 não escapa. A nível de comparação, a ordem que é contada a história se assemelha muito ao game Black do PS2. Como isso acontece?
O jogo gira em torno do Sargento Henry "Black" Blackburn, um membro da U.S Marine Corps 1st Reconnaissance Battlalion que conta aos seus superiores sua atuação e o conhecimento que possui em diversas missões que o próprio participou. E é nesse ponto que ocorre o gameplay, o jogador vive essas missões que o Sargento participa e vê todos os acontecimentos dela, e no decorrer da campanha, o jogador percebe que o personagem não é uma pessoa tão limpa quanto diz ser. Em relação aos acontecimentos que Blackburn presencia, eles não ocorrem em ordem cronológica, e muita das vezes o jogador se vê perdido em meio as mudanças de lugar e datas. 
Com relação a semelhança com o game Black, é percebido que o modo que ocorre a narração das história é muito parecida. Isso ocorre da seguinte forma: o personagem principal está numa mesa em frente aos seus superiores e é convidado forçadamente a falar o que aconteceu em X acontecimento aos seus superiores.

A trama é bastante clicherizada, onde mostra o lado dos bonzinhos tendo de enfrentar um sociopata que pretende destruir tudo se suas medidas não forem atendias.
Em comparação aos games anteriores, Battlefield Bad Company 1 e 2, Battlefield 3 é o que possui a campanha principal mais fraca, chegando a ser um simples treino para o verdadeiro poder que o game oferece: o seu modo online, que será falado mais para frente.

Opinião pessoal: A campanha de Battlefield 3 me desapontou tanto, que chegando ao capítulo 4, eu fui forçado a deixar de lado o modo e partir para o online. Em termo de ensinar os iniciantes, o modo cumpre seu papel, mas se fosse levado ao modo hardcore, tendo que cumprir todas as missões, infelizmente não tem como fazer isso.

E o gameplay em si? Os gráficos, controles e sons?
Battlefield 3 presenteia o jogador com uma história clicherizada, mas o que acontece quando o jogador parte para o gameplay em si, vivenciando a história? Será que ele fica desapontado com o que é apresentado?

Analisando ponto a ponto, o game tem seus altos e baixos e ambos serão listados aqui.
Para começar, tem que se falar do 1º modo apresentado: a campanha.
Após uma breve apresentação, o jogador começa o jogo dentro de um trem, e terá de realizar as missões pedidas no jogo; em vez de parecer ser o guia do game, essas missões pedidas acabam sendo o maior impedimento de uma plena diversão, pois o jogador não terá muitas opções para poder cumprir a missão; ou você segue seu parceiro até o ponto pedido ou você segue seu parceiro até o ponto pedido. Parece confuso mas é fácil de ser explicado. 
Indicação para seguir o soldado mostrando assim uma extrema linearidade.
Durante o game, o jogador estará diante de diversos modos para se cumprir dentro de uma mesma missão, seja ir até um ponto, seguir um amigo ou até mesmo matar um certo grupo de inimigos; o problema disso tudo é que o jogador não vai ter muitas opções a não ser fazer isso e tirando as missões com aviões e os blindados, praticamente é isso que se faz tendo apenas algumas variantes; você vai até um certo ponto, segue o seu amigo, mata alguns inimigos, volta a seguir seu amigos, se esconde, persegue um inimigo, mata mais inimigos e chega no ponto final do game e durante esse processo, vários Save Points. O modo campanha realmente não mostra muitas variações, chegando a incríveis 10 horas de duração em dificuldades mais altas. Realmente, é só um treino para o modo online.

E os gráficos?
Apesar de ter uma campanha clicherizada e até porca por causa da extrema linearidade, Battlefield 3 é um game que apresenta um dos melhores gráficos visto nesta geração de consoles, chegando a se comparar com outros games ou até mesmo superar dependendo do ponto de referência.
A Enginer utilizada no jogo é a Frostbite 2, uma nova Enginer desenvolvida EA junto com a DICE, e ela realmente mostra um poderio jamais visto em outros games.
Só a nível de demonstração, a Frostbite possui incríveis filtros de luz, mostrando claramente os locais de luminosidade e sombras, há um detalhamento muito grande nas casas, armas, inimigos e objetos aleatórios no mapa do game. 

Níveis gráficos incríveis, mostrando filtros de luminosidade ainda não visto na atual geração.
O game roda no PS3 a 30fps cravados, não havendo em nenhum momento slowdowns, o que realmente é incrível da parte da Enginer já que o tamanho de informações em cara parte do game é muito grande, mostrando detalhe por detalhe texturas de armas, soldados, veículos entre outros objetos no cenário. Tudo isso ocorre sem muitos loadings.
Outro ponto a se destacar nos gráficos é o nível de destruição que há no game: prédios caindo aos pedaços, paredes que antes serviam para esconderijo no chão após um tiro de canhão de um blindado, carros explodindo aos montes entre muitos outros pontos que só podem ser vistos jogando o game.
Vai ser extremamente normal ver prédios caindo em Battlefield 3
Apesar de oferecer gráficos incríveis, o game não é tão perfeito, havendo aparição de objetos aleatórios na tela, texturas mal carregadas, objetos atravessando o cenário entre outras coisas que não atrapalham a experiência de se jogar, mas para alguns é bastante incômodo.

O som é o mesmo ou piorou?
Se antes era ótimo, agora está incrível. Realmente, o jogador se sente dentro de uma guerra, escutando balas passando raspando rente a cabeça, o barulho dos caças está bem fiel ao original, as explosões parecem que ocorrem dentro da própria casa da pessoa, fazendo com seja merecido um aparelho com alta qualidade sonora.
O único ponto que pode-se reclamar dos sons do game é a dublagem, muitas vezes ela aparenta ser bem genérica e mostra algumas falhas bem incômodas. Fora isso, a qualidade sonora é excelente.

A Guerra começa AGORA!
A série Battlefield sempre foi conhecida pelo ótimo desempenho online, e o "3º" game da série não faz feio.
Se a campanha mostra ser fraca, o modo online do game é simplesmente incrível, mostrando diversos modos, vários mapas e uma diversão por horas.
Vamos começar por partes, primeiro tem que se listar as opções que se tem dentro do modo online:

Conquest
Aqui é o modo mais conhecido de Battlefield, onde os jogadores se dividem em 2 times e o principal objetivo é conquistar as bases que estão nos mapas e manter o controle sobre elas até o tempo do game acabar.

Team Deathmatch
O modo mais comum nos em diversos games de tiro em 1º pessoa, onde o objetivo é o combate de infantaria onde cada time de jogadores é colocado em um mapa relativamente pequeno e ambos devem atingir o número determinado de inimigos mortos.

Squad Deathmatch
Modo parecido com Team Deathmatch mas com a adição de veículos, adicionando uma dinâmica maior no modo.

Rush
Modo onde o objetivo é desarmar as estações M-COM dos inimigos e proteger a estação do seu time aliado e reduzir os tickets dos inimigos.

Squad Rush
Modo muito mais dinâmico, onde há 2 bases com 1 estação M-COM. O combate de infantaria é mais intenção do que no modo normal e não há presença de veículos.

Cada modo possui seus prós e contras e cabe a cada jogador escolher seu preferido. O único problema com relação ao modo online se encontra nos consoles, onde o número de jogadores é bastante reduzido e os mapas, apesarem de ser reduzidos, são imensos e muitas vezes a dinâmica que é proposta é perdida, mas fora isso o modo online, com seus 5 modos e 9 mapas é muito divertido, onde vai se acrescentar muitas horas de jogatina e diversão.


Ainda dentro do modo online de Battlefield 3, há um pequeno sistema bem semelhante a um RPG onde há um sistema de patentes e conquista de armas e itens.
A cada modo completo dentro do online, o jogador ganha um certo número de pontos, adquiridos por matar um número de inimigos, reviver seus aliado ou oferecer algum item de ajudar.
As classes: Assalt, Enginner, Support, Recon possuem itens exclusivos que são adquiridos com o avançar da experiência conquistada. Há 2 diferentes jeitos de se adquirir, uma para a classe utilizada onde se consegue armas e itens para a classe, e outra para a patente onde se consegue itens que todas as classes podem usar.


Battlefield 3 um game que possuiu seus prós e contras, possui uma campanha fraca mais um ótimo modo online, além de contar com um cooperativo para 2 jogadores que só pode ser jogado online, os gráficos são incríveis e com poucos escorregões e os sons são um show à parte, vale a pena para uma pessoa que gosta de FPS comprar o game e jogá-lo sem nenhum peso na consciência.

Notas Finais:

Gráficos: 10
Sons: 9
Gameplay: 9
Replay: 8

Notal Final: 9.5 (Ótimo)

Se você já possui o game para PS3, me adiciona lá para nós jogarmos juntos: darkigor15.





Categories: ,

Um comentário: