De certa forma, os consoles da nova geração do estilo Hardcore (PS3 & Xbox 360) estão chegando, segundo alguns especialistas "nos seus limites". Os argumentos são muitos, desde o tempo que estão no mercado até a qualidade gráfica que não está mais impressionante. Mas eis que surge algumas questões um tanto interessantes: será que já está na hora de uma troca de geração? Novos consoles com núcleos poderosos e gráficos incríveis já devem entrar no mercado?
Mudança? Pra quê?
Depois de longos 7 anos dos lançamento do primeiro console da nova geração (Xbox 360), alguns fãs, especialistas, entre outros estão afirmando que deverá ocorrer uma mudança nos novos consoles, que se deve lançar os tão aguardados "PS4" e "Xbox 720", mas será que isso é realmente necessário?
Bem, para responder a perguntas como essas, é necessário se avaliar alguns pontos interessantes.
Primeiro deve se ver um dos principais argumentos: os gráficos.
Quando o último Uncharted saiu, muitos afirmaram que aqueles gráficos seriam o máximo que este geração poderia proporciona, que não se conseguiria atingir mais nenhum patamar, que as portas se fecharam para novos processamentos entre outras coisas, mas será que isto de fato é verdade?
Mudanças gráficas do primeiro ao último game da série Uncharted. |
Bem, vamos aos fatos:
Para que um novo console produza gráficos superiores aos já vistos, é necessário mais processamento, isso iria demandar tempo na parte dos testes até se chagar a resultados satisfatórios. Depois de se ter chegado aos resultados, vêm a vez das empresas lançarem seus games para os novos consoles, mas para isso será necessário uma equipe maior, para trabalhar com a nova interface, o que iria demandar tempo e dinheiro (muito dinheiro!), depois seria necessário uma boa direção de arte, o que levaria a mais tempo e dinheiro gastos e por fim seria necessário tempo para programar o novo game no novo processador. Se levamos em consideração que um game "de peso" hoje em dia leva em torno de 3 anos para ficar pronto, então na nova geração iria levar no mínimo 4 ou 5 anos para um game com o mínimo de qualidade ser lançado. Com o tempo muito grande, os fãs não iriam ficar satisfeitos, o tempo poderia fechar, o game seria lançado pela metade e por fim os lucros seriam baixos; todo esse "efeito dominó" levaria muitas empresas a fecharem as portas, beirando a falência e isso faria com que as bibliotecas de jogos se limitassem bastante.
Mais processamento, mais dinheiro!
Mas esse não é o único problema, se para lançar o PS3 foi necessário no mínimo 3 empresas trabalhando no processador do bichão (IBM, Sony e Toshiba), imagina o quanto seria gasto com um console com mais núcleos no processador?
Isso seria refletido não nos bolsos das empresas que lançariam e que estariam investindo no novo projeto, mas sim nos nossos bolsos. Como assim?
Levando em consideração que o preço inicia do PS3 era de quase 500 dólares e 2000 mil reais respectivamente, imagina quanto seria do novo console? De fato, para se ter uma boa dose de diversão, iria ser necessário investir muitas "dilmas". Mas digamos que as empresas fariam o máximo para lançar o novo console a preço de custo, qual seria o problema? Bem, para os países produtores provavelmente o problema seria anulado, mas e para os importadores? Sim! Nós ainda estaríamos com as mãos atadas, os custos de importação seriam altos, poucos compradores e muitas lojas enfrentando problemas de venda, o que faria com que a procura seria bastante concorrida e poucos teriam acessos ao novo console.
O que fazer diante disso?
Realmente, parece que não à saída para uma nova geração entrar agora. Bem, deveríamos agradecer ao que a Sony e a Microsoft está fazendo: mantendo os consoles da atual geração o máximo de tempo no mercado, pois desta forma nós receberemos grandes títulos que estão previstos para este e próximo ano e acima de tudo, com o passar do tempo a tendência do preço dos consoles é cair (o PS3 já está saindo a R$ 800, 00 em algumas lojas) e com isso a diversão ser mais acessível.
Mas, quem disse que a atual geração não está mais aguentando as pontas no quesito gráficos?
Realmente, não se vê necessidade de uma mudança no auge que os consoles estão agora. |
Games como: Watchdogs e The Last of US, estão demonstrando uma qualidade gráfica, na física e inteligencia artificial impressionantes para a os consoles da atual geração, claro que a comparação com o port para PC é inevitável, mas mesmo assim os resultados ainda são satisfatórios.
É verídico, The Last of Us vêm para mostrar que o PS3 ainda possui um grande fôlego para nos brindar com novidades. |
Por isso, não nos apressemos, mas sim, curtir o que temos na mão, claro que a tendência é querer sempre mais, só que é interessante prestar atenção mais cuidadosa nos pequenos detalhes, nos caprichos e acima de tudo, não ficar mal acostumados com essa situação, isso é incrivelmente frustante, ainda mais para pessoas que estão recebendo tantas novidades em consoles que estão com tanto fôlego para queimar ainda.
Um abraço, eu fico com todos.
Dark Wolf.
Nota: quem quiser jogar comigo na PSN, pode me add: darkigor15.
Vamos detonar alguns gringos no Killzone 3 =D
Se lançarem um PS4 tão cedo muitos verão o PS3 como um fracasso por não ter tido o mesmo sucesso que seu irmão mais velho, o que seria injusto. Acho que os consoles da atual geração ainda aguentam as pontas muito bem, e se lançarem a Next Gen com tanta pressa o impacto vai ser o mesmo que o Playstation 3 causou em 2006 pelo seu alto preço, fazendo com que as vendas do mesmo demorassem e MUITO para alavancar
ResponderExcluir