
Realmente, a internet, como o mundo real, nunca foi um lugar seguro. A todo momento estamos sujeitos à invasão de privacidade: Uma vez na internet, para sempre na internet. Vai lá saber o que o Facebook, Orkut, Google e Cia., Twitter, entre 1093812093712983712 outros tipos de serviços fazem com os nossos dados. Podem vender para empresas, para terceiros, usar contra você... Não só a internet em si, os vários tipos de aparelhos eletrônicos, por exemplo, um smartphone. Ele tem um GPS, ou seja, você pode achar vários lugares e como chegar a eles. Ao mesmo tempo, alguém pode achar você e chegar a você.
Infelizmente, no caso de uma rede social, é muito difícil você não ter uma conta. É o meio mais rápido de se comunicar com os amigos, divulgar notícias, produtos e serviços. Eu e uns amigos meus temos um grupo no Facebook onde discutimos assuntos da nossa turma escolar, e ele realmente ajuda bastante na comunicação. Quem não está nele, é praticamente um "excluído". Mas nada é de graça, pois tudo o que você faz é documentado, e como vimos, pode ficar armazenado para sempre, ser utilizado por empresas que querem que você compre, compre, compre e compre (oh mundo capitalista) ou por pessoas maliciosas.
Não quero ninguém ficando doido e psicótico por aqui, sei que esses papos tem um "quê" de teoria de conspiração. Isso é coisa de esquizofrênico com mania de perseguição. Galerinha, deixa a Tia Violeta dar uma dica: Sei que todas essas coisas dão medo, mas nós não temos que ter medo de viver. Para estar seguro nas redes sociais e na internet em geral, basta apenas dizer o básico. Tem gente por aí que diz coisas muuuito íntimas, divulgam suas rotinas, aonde estão e aonde vão. Pessoas totalmente sem noção que ADORAM chamar a atenção, e acabam se dando mal. Essa superexposição é perigosíssima, e vai sobrar pra VOCÊ. Abram os olhos galera. Eu até parei de usar o Facebook, apenas vejo mensagens do grupo da minha turma. De resto, parei. Parei com o Twitter também, lá, mais do que no Facebook (ou não), parece que é um diário de vida das pessoas, elas falam até quando vão ao banheiro, aff.
Resumindo, fale apenas o básico. Peço encarecidamente que vocês, queridos leitores, não dêem esses tipos de informação: detalhes da sua vida pessoal, da sua rotina, informações como número de celular, endereço, cartão de crédito, entre muitos outros. Quanto menos exposição, menor o perigo!
0 comentários:
Postar um comentário