O título desse post se refere à mensagem de aviso que aparece quando queremos deletar algo no nosso amado Facebook, rede social que se tornou indispensável atualmente. Se você está apagando tal informação, é porque não quer ela mais disponível pra ninguém, correto? E quando apagamos, esperamos que essa mensagem seja realmente deletada, que não apareça em nenhum lugar e não seja armazenada em lugar nenhum. O Facebook diz que o dado foi excluído, mas parece que não é isso que está realmente acontecendo. Ou seja, quando você deleta algo, você apenas... digamos, "esconde" esse algo, mas tudo continua gravado, como diz este estudante que entrou com um processo contra o Facebook. Vejam o vídeo.
Realmente, a internet, como o mundo real, nunca foi um lugar seguro. A todo momento estamos sujeitos à invasão de privacidade: Uma vez na internet, para sempre na internet. Vai lá saber o que o Facebook, Orkut, Google e Cia., Twitter, entre 1093812093712983712 outros tipos de serviços fazem com os nossos dados. Podem vender para empresas, para terceiros, usar contra você... Não só a internet em si, os vários tipos de aparelhos eletrônicos, por exemplo, um smartphone. Ele tem um GPS, ou seja, você pode achar vários lugares e como chegar a eles. Ao mesmo tempo, alguém pode achar você e chegar a você.
Infelizmente, no caso de uma rede social, é muito difícil você não ter uma conta. É o meio mais rápido de se comunicar com os amigos, divulgar notícias, produtos e serviços. Eu e uns amigos meus temos um grupo no Facebook onde discutimos assuntos da nossa turma escolar, e ele realmente ajuda bastante na comunicação. Quem não está nele, é praticamente um "excluído". Mas nada é de graça, pois tudo o que você faz é documentado, e como vimos, pode ficar armazenado para sempre, ser utilizado por empresas que querem que você compre, compre, compre e compre (oh mundo capitalista) ou por pessoas maliciosas.
Não quero ninguém ficando doido e psicótico por aqui, sei que esses papos tem um "quê" de teoria de conspiração. Isso é coisa de esquizofrênico com mania de perseguição. Galerinha, deixa a Tia Violeta dar uma dica: Sei que todas essas coisas dão medo, mas nós não temos que ter medo de viver. Para estar seguro nas redes sociais e na internet em geral, basta apenas dizer o básico. Tem gente por aí que diz coisas muuuito íntimas, divulgam suas rotinas, aonde estão e aonde vão. Pessoas totalmente sem noção que ADORAM chamar a atenção, e acabam se dando mal. Essa superexposição é perigosíssima, e vai sobrar pra VOCÊ. Abram os olhos galera. Eu até parei de usar o Facebook, apenas vejo mensagens do grupo da minha turma. De resto, parei. Parei com o Twitter também, lá, mais do que no Facebook (ou não), parece que é um diário de vida das pessoas, elas falam até quando vão ao banheiro, aff.
Resumindo, fale apenas o básico. Peço encarecidamente que vocês, queridos leitores, não dêem esses tipos de informação: detalhes da sua vida pessoal, da sua rotina, informações como número de celular, endereço, cartão de crédito, entre muitos outros. Quanto menos exposição, menor o perigo!
0 comentários:
Postar um comentário