Por Paulo Sena (ManoPV)
Interessante que se uma pessoa é assassinada numa tentativa de assalto, vira notícia em todos os jornais do país, no entanto, quando toda uma crença é exterminada silenciosamente, ninguém se toca. Claro que crimes como assaltos, assassinatos e estupros precisam ser noticiados, mas será que não deveria haver uma maior divulgação do triste fim que a cultura brasileira está tendo? Se meio milênio atrás nosso país foi visitado por portugueses e foi explorado até o último centímetro de Pau Brasil, hoje o mesmo acontece silenciosamente e sem que a maioria perceba.
Os nossos índios estão cada mais marginalizados, com regiões que abrigam uma grande parcela de tribos sendo motivo de piada para o resto dos estados. Atualmente, as pessoas enxergam carregar consigo características indígenas como algo feio, estranho ou impróprio. Todos vítimas da lavagem cerebral tão imposta pelos cabeças de vento da mídia. O sentimento nacionalista morreu, tudo o que sobrou foi um monte de seres vazios de pele mestiça que sonham em ser europeus.
Convenhamos que graças ao monte de cópulas entre portugueses, indígenas e africanos, o nosso país não possui uma etnia predominante. Essa bonita mistura que nos rodeia é uma das riquezas mais belas de nossa nação, mesmo que desvalorizada. Tanto prova que consumimos produtos de todos os cantos do mundo, assistimos programas das mais distantes redes do globo, e sempre tem aqueles que ficam maravilhados com aquele mundo diferente, exótico. Frases como "no Japão é melhor" ou "em Londres tudo seria mais bonito" povoam enunciados do nosso cotidiano.
E para piorar, quando alguma empresa divulga nossa cultura regional promovendo festivais e programações do tipo, ela cai nas graças de todos, mesmo que estivessem apenas cumprindo o seu dever. Ou será que chegamos no tempo em que exaltar os costumes alheios é algo normal enquanto que falar do que é nosso é tido como virtude? A verdade é que os que já foram consumidos pelo delírio de se tornar estrangeiros só pelo fato de possuir produtos oriundos de outros países se negam a abrir os olhos perante os fatos.
Mas não sejamos radicais, não é preciso virar um patriota extremista ou algo assim, apenas uma leve reflexão sobre toda essa absorção de valores alheios precisa ser feita, ou mesmo um cuidado com todos esse consumismo. Além disso, pra quê marginalizar nossas origens? Os indígenas são uma belíssima representação de boa parte de nossas regiões, uma vez que herdamos muitos de seus hábitos e costumes.
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
A triste morte de toda a população brasileira
Posted on 22:10 by ManoPV
| 1 comment
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Brasileiro tem uma auto-estima no fundo do poço... Porque foi consumido pelo Imperialismo Europeu e Estadunidense, onde "tudo é melhor lá"... A grande população brasileira é, nem que seja um pouco, indígena. O que está faltando é respeito e amor ao próximo, às diferenças. Eu sei as coisas hoje em dia não vão nada bem em nosso país, mas nada vai mudar se continuarmos dando poder (e audiência) para quem não merece.
ResponderExcluir