O que poderia parecer bom pode ter se tornado uma coisa totalmente artificial e com novos integrantes sem nenhuma expressão, que apenas adentraram por questão de "momento explosivo", aquele em que a tribo urbana volta com grande vigor, ganha diferentes adeptos mas no fim das contas acaba perdendo bastante sua identidade.
Apesar de muitos ainda terem preconceito, o crescimento é alarmante de adeptos e de produtos que dizem representar a cultura, mas eis que surge uma pergunta pertinente: será que eu sou de fato Nerd ou apenas sigo o que o Facebook me diz ou o que está na moda?
Uma pergunta, diferentes resposta.
A cultura nerd está no meio termo do antigo e novo, já que esta passou por constantes modificações. Durante a década de 50 o termo Nerd se enquadrava para uma pessoa que tinha grandes conhecimentos em diferentes áreas e estava muito afrente de sua idade; mas com o passar do tempo, essa conotação passou a se enquadrar no grupo dos CDF's (pessoas muito estudiosas e "preferidas" entre professores). Já na década de 80 o termo Nerd ganhou mais alguns sinônimos, entre estes: Gamers, Otakus, Music's e desde o ano de 2007 o termo Geek se tornou um dos mais difundidos. Mas no meio deste emaranhado, eis que surge a pergunta: o que é de fato NERD?
Como toda tribo urbana, Nerd entra em diferentes interpretações, desde o mais estudioso, até o mais vagabundo, e no ano de 2010 pra cá, o termo se tornou ainda mais difícil de se compreende, mas no geral ser Nerd que dizer ter um grande conhecimento e amor por algum objeto de estudo, seja este uma banda de rock, um filme, um livro, aparelhos tecnológicos ou mesmo games, mas não se deve entrar no engano, já que ser classificado como Nerd vai muito mais além de ter um amor por aquele objeto de estudo.
Precisa de mais coisas além do estudo?
Estudar o grupo, estudar as musicas, estudar os componentes, se vestir igual, conversar sobre aquele assunto constantemente; isso me torna um Nerd?
Depende muito, além do conhecimento, ainda vem a auto-intitulação. Como assim?
Às vezes você ganha por meio de pessoas o termo Nerd, na outra maioria você precisa se identificar, dizer realmente que gosta de pertencer a esse grupo.Além disso, tem que se tomar cuidado na hora de estudar sobre algum grupo em específico. Por exemplo: se você escuta Heavy Metal, Powe Metal, Death Metal, entre outros grupos do gênero Metal, você se veste com camisetas de bandas, não para de falar de bandas como Metallica e Megadeath, usa cabelos grandes e barba e anda com pessoas que dividem o mesmo gosto musical, você se identifica como Nerd? Dificilmente, na grande maioria das vezes, você entra no grupo conhecido como Headbangers e será identificado como um. Agora se você escuta diferentes estilos de rock, conhece as mais diversas bandas, desde do Grunge até o Hard Rock, você ainda será um Headbanger? Nesse caso você será mais conhecido como um Nerd que se aficciona por música.
Além do mais, tem que se tomar cuidado com o já mencionado "momento explosivo" e não adentrar na tribo urbana por emoção dos amigos ou por causa da modinha do Facebook, tem que aderir pelo fato de realmente gostar de pertencer e se sentir bem com aquele grupo de amigos.
Após ter uma noção de como ser um Nerd, quais opções eu tenho?
São diversas as opções, aqui irei alistar algumas que são mais conhecidas:
Gamer: Um dos grupos mais difundidos e com maior aceitação das pessoas. Um Nerd Gamer é aquele que se interessa por todo o universo de video games, está por dentro dos maiores lançamentos, sabe o que terá na próxima feira de games, e gasta horas a fio jogando os mais diferente jogos, desde os de estratégia, até os FPS. Na grande maioria utiliza em suas conversas sacadas conhecidas entre os mais diversos jogos. Defendem com unhas e carnes a cultura gamer, sabe defender com afinco a cultura ao qual pertence. Na grande maioria das vezes utiliza como apelido o nick de algum jogo que possui, ou até mesmo o nome de algum personagem.
Otaku: Apaixonados pela cultura japonesa, desde a musica até os Animes e Mangás. Os Otakus geralmente se reúnem em feiras onde o principal tema são os Animes. Por ter um amor tão grande por algum anime ou personagem, o Otaku acaba por realizar os famosos Cosplays, onde a prática consiste em se vestir de forma igual ao personagem retratado no anime. Passam a maior parte do tempo lendo um mangá ou conversando sobre o próximo episódio ou filme daquele anime que começou. Possui uma grande biblioteca de musicas denominadas J-Rocks (musicas japonesas), onde a maioria se constitui em abertura/encerramento de animes. São colecionadores convictos de mangás e geralmente utilizam algum nome em Japonês para serem chamados, ou com a terminação "kun" no final.
Geek: Uma nova extensão dos Nerds. Na grande maioria das vezes o termo Geek se separa do Nerd, sendo erroneamente denominado como uma tribo urbana independente, o que está errado já que esta veio do Nerd e é de fato Nerd. Os Geeks são grandes conhecedores da cultura Pop, entre elas: musicas, filmes, desenhos, quadrinhos (HQ's). Possuem um estilo de vestimenta própria, onde na maioria das vezes representa um símbolo de algum filme, ou jogo, ou desenho. Assistem diversas séries, e na grande maioria das vezes conhecem de trás pra frente a história, os personagens e os bordões da série; ainda, são grandes apaixonados por tecnologia, e sempre estão no conhecimento dos novos produtos da área da computaçã. Muitos afirmam que a série The Big Bang Theory foi a que impulsionou a termo Geek, outros falam que não, mas a discussão acaba dando em 0 a 0.
Vale ou não a pena ser Nerd?
Bem, isso é uma decisão de gosto pessoal. Mas deve-se tomar cuidado, pois o simples fato de você conhecer um série ou jogo não lhe torna um Nerd. A entrada de uma pessoa na tribo urbana acaba na maioria das vezes ocorrendo por causa de companhias ou por intitulação de amigos ou parentes.
Mas e você? Será que é um Nerd ou quer ser um?
A decisão fica a sua escolha =D.
Um grande abraço.
Wolf.
Sou Nerd e minha vida só faz sentido assim
ResponderExcluirSei lá. Eu sou eu mesma, rotule-me quem quiser xD
ResponderExcluirNerd (Otaku/Gamer). É muito bom poder se descrever em uma palavra.
ResponderExcluir