quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ah, legal. O gráfico é bom?

E é essa a pergunta que eu recebo diáriamente do meu colega de classe, após explicar pra ele aquela história magnifica daquele jogo que merece reconhecimento. A sensação que eu tenho é que tudo que eu expliquei e quis divulgar foi, ou pode ter ido por água abaixo pelo simples fato do gráfico de tal jogo não ser "bom".



Bem, hoje vou estabelecer os MEUS parâmetros de gráficos bons e ruins e algumas coisinhas a mais. Sem mais delongas, vamos aos gráficos.

Meu conceito de gráfico bom
- Um gráfico bem feitinho, bonito (e não necessáriamente realista) e confortável para os olhos.
Exemplos:







Viram? Todos os três exemplos são de gráficos bons. Se eu perguntar o que você vê nas três imagens, com certeza você me responderá sem dificuldades. Porque os gráficos são bem feitos/modelados/desenhados o suficiente.

Vamos então agora aos gráficos ruins:

- Gráficos que machucam os olhos ou não representam bem seu significado.

Não entendeu? Vamos ao exemplo então:



Sentiu a diferença? Claramente.

Agora, você pode dizer que eu to querendo comparar os gráficos do Atari com os das gerações posteriores. E tem razão, mas é nesse ponto que eu queria chegar:

Por que os gráficos de gerações anteriores são sempre subestimados?

Será que só porque surgiram gráficos melhores, os anteriores misteriosamente perdem sua qualidade? Claro que não!

Só porque o gráfico de Mass Effect 3 é bom não quer dizer que o de Final Fantasy VII deixou de ser. Não é porque o de Final Fantasy VII é bom, que o de Chrono Trigger deixou de ser.

Acho que com isso vocês entenderam a minha mensagem.

Bem, por hoje é só isso mesmo. Fazia tempo que não postava aqui, mas não porque não queria, e sim por falta de sei lá o quê.

Então é isso, até mais. E para mais retardadices visite o Nerd Playing.

Tchau!

- Kenshin
Categories: ,

5 comentários:

  1. Gráfico é tipo nariz, cada um tem o seu. O problema é que a gente mantém a idéia de que os gráficos presivam evoluir com o tempo e se houver algum jogo que quebre essa regra, provavelmente não terá muita repercusão.

    ResponderExcluir
  2. Exato. Eis o problema. Hoje em dia os jogos ganham fama por serem realistas. Antigamente ganhavam por serem fantásticos.

    ResponderExcluir
  3. os jogos antigos possuem gráficos mais simples porém são 100 vezes mais divertidos ^^

    ResponderExcluir
  4. Um jogo lindão, com um monte de paisagens realistas, mas a história/jogabilidade é uma merda. :/ Prefiro que tenha qualidade do que seja bonito.

    ResponderExcluir
  5. quem só liga pra gráfico não é gamer, é pseudo-gamer que o primeiro jogo que jogou foi call of duty ¬¬

    ResponderExcluir