segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gamerview - Resident Evil 6


Não sei quem compartilha da mesma opinião que eu, mas eu acho que Resident Evil 5 foi o pior jogo da saga: além de não trazer nenhuma inovação no gameplay (inovações essas que já vinham sendo pedidas há tempos), tinha 90% dos diálogos cheios de clichê, parece aquelas redações que começam com "Atualmente" ou "Hoje em dia". A unica coisa que salvou o jogo foram os protagonistas (mesmo que o Chris tenha sido sugado pelo estereótipo de fortão militarizado) e o antagonista clássico, Albert Wesker.

Não, eu não me enganei, hoje falaremos de Resident Evil 6, mas era necessário ressaltar no que o 5 falhou, para salientar ainda mais a qualidade de seu sucessor. Sem mais delongas (sim, essa expressão está patenteada para minhas reviews), vamos à Resident Evil 6.


A história de Resident Evil 6 é contada através de quatro campanhas: Jake e Sherry ; Chris e Piers ; Leon e Helena e por fim, Ada Wong loba solitária - ou melhor - aranha solitária. Esse modelo já havia sido utilizado com muita maestria no jogo Suikoden III, da Konami, e embora a Capcom não tenha usado esse modelo tão bem quanto a Konami, chegou a bons resultados.

A campanha de Leon e Helena segue o modelo tradicional de Resident Evil, com alguns puzzles e sempre enfrentando zumbis (sim, ZUMBIS de verdade) e alguns B.O.W.s aqui e ali.

Jake e Sherry, bem como Chris e Piers seguem o modelo imposto nos ultimos dois jogos da série: atirar, atirar, atirar, chutar, socar, correr, pular, quick time event, socar, correr, atirar. Mas não entendam isso como algo negativo, todas as campanhas são realmente muito bem feitas e divertidas (tanto que eu, que não gosto muito do Chris, acabei gostando da campanha dele).

Já a campanha de Ada Wong é a melhor de todas na minha opinião, pois além de amarrar todas as pontas soltas da história, revela muito sobre a personagem e reúne tudo que tivemos nas outras campanhas: puzzles ; ação, e também adciona mais uma coisinha: stealth. Sim, parece que a Capcom finalmente foi pesquisar um pouco sobre zumbis e descobriu que eles não tem sentido aranha pra saber quando tem alguém atrás deles!

Cada campanha possui interface e HUD diferentes, o que eu particularmente acho uma grande frescura, mas também não me importo que esteja presente no jogo.

Todas as 4 campanhas possuem 5 capítulos, e todas também são longas. Muito longas. O que significa que se você não for um no-lifer hardcore, você irá demorar dias ou semanas pra zerar esse jogo completamente, já que eu o zerei em 2 dias jogando non-stop (não levem ao pé da letra, intervalos para necessidades mortais, óbviamente). E ainda zerei apenas com UM personagem de cada campanha. Agora para zerar com os outros, vou levar mais 1 dia e algumas poucas horas (já que a  Ada não tem parceiros).


Lembra lá em cima quando eu falei que o gameplay de Resident Evil 5 não inovava? Pois bem, Resident Evil 6 inovou o gameplay ao quadrado. Agora, muito mais dinâmico, permite maior controle sobre o personagem. Sinceramente, eu digo: talvez o melhor esquema de controles e ações que eu já vi na vida. Cada personagem possui seu próprio moveset (algumas armas também possuem movesets próprios), o que os marca mais ainda. Jogar Resident Evil nunca foi tão divertido.


 Acredito que uma das coisas mais divertidas para se fazer em um Resident Evil é jogar com um amigo. O sexto jogo da série resgata os modos online de Resident Evil 5 e adciona um novo: Agent Hunt. À seguir, explicações de cada modo Multiplayer:

Co-op: Modo cooperativo online ou offline, disponível para os modos The Mercenaries e para as campanhas do modo história (exceto na campanha da Ada*).

* Ao jogar a campanha de Ada, você só poderá cooperar com outros jogadores quando houver uma interseção de histórias. As interseções acontecem em todas as campanhas, e são momentos onde os personagens de uma campanha se encontram com o de outra. As interseções acontecem entre todas as campanhas.

Agent Hunt: Modo onde você controlará os zumbis e B.O.W.s contra outros jogadores que estarão jogando uma campanha (requer autorização prévia do player que joga a campanha).

The Mercenaries: modo clássico de Resident Evil. Mate o maior número de inimigos possível em um determinado limite de tempo. Esse modo melhorou MUITO em relação aos anteriores. Acredite: o tempo JAMAIS será uma preocupação para você. Além disso, temos o gameplay divertidíssimo do jogo para contribuir mais ainda.

O modo mercenaries conta com 7 personagens jogáveis (com 2 roupas e set de equipamentos cada) e mais 1 personagem secreto desbloqueado ao liberarmos todas as roupas alternartivas e 3 fases. Somando tudo, um jogador teria que jogar no minimo 15 vezes o modo para conhecê-lo totalmente. E eu garanto que isso só daria mais vontade de jogar.

Confira à seguir as roupas alternativas um tanto quanto fantasiosas do minigame:

                                                            Leon S. Kennedy é um pirata!

                                           Helena Harper é uma policial da S.T.A.R.S./R.P.D.


                                      Chris Redfield é um Samurai Andarilho. UM SAMURAI!


                                                      Piers Nivans é um...jogador de...?



                                                       Jake Muller Wesker é o Eminem.


Sherry Birkin é uma estudante...assim você matou daddy...

 Ada Wong é figurante de 007 Skyfall.


É... a Capcom fantasiou legal dessa vez. Mas ficou bem legal mesmo, curti bastante.



Quando comecei a jogar o jogo, achei que escreveria a review esculachando alguns pontos e no fim daria uma nota tipo 7.0. Quando terminei tudo, a perspectiva mudou completamente. O jogo possui sequências inacreditáveis. Coisas a lá Uncharted. Sequências realmente muito boas. No fim, a Capcom corrigiu todos os seus erros e firmou o novo modelo de gameplay de Resident Evil. Fãs, conformem-se: Resident Evil não se trata mais de save rooms com typewriters e puzzles que separam você do objetivo final. Resident Evil transcendeu.

Nota Final: 8.0

E bem, eu acho que já chega de reviews de jogos bons POR ENQUANTO. Amanhã, uma review bem curtinha de um jogo péssimo...e mais outra coisinha também...matarei dois zumbis em uma snipada só.

Até a próxima!

- Kenshin

Categories:

6 comentários:

  1. Curti a review, mas ainda acho que Resident Evil é uma serie que perde o rumo com o passar do tempo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que ainda não perdeu o rumo de verdade. A história do Resident Evil 6 é bem plausível, na minha opinião. Mas se tiver Resident Evil 7 a casa vai cair.

    ResponderExcluir
  3. O Piers Nivans tá de piloto de corrida LOL E maninho, ajeita aí as imagens que não aparecem todas :(

    ResponderExcluir
  4. O melhor jogo da série Resident Evil é Silent Hill 2

    ResponderExcluir
  5. Ah, aquele que tem aquele bicho com uma espadona né?

    ResponderExcluir