terça-feira, 20 de novembro de 2012

PS3 ou XBOX 360? Qual comprar?





Desde que o console da Sony foi lançado em 2006, começou essa babaquice. Sonystas defendiam o PS3, enquanto Caixistas defendiam suas respectivas caixas. Resolvi então "contribuir" não para essa briga, mas sim para tentar encerrá-la de uma vez por todas, pelo menos para quem ler esse post. Não acho que eu realmente vá conseguir terminar essa briga para aqueles que lêem, mas enfim, vamos aos fatos.

Primeiramente, vamos esclarecer uma coisa: os gráficos do PS3 são os mesmos do XBOX 360. A única diferença é que o XBOX 360 possui um pouco mais de contraste, o que deixa alguns jogos com uma vividez bonita, enquanto deixa outros com uma escuridão um pouco incômoda (nada que não possa ser resolvido com um pouco de brightness, acredito eu). Além dos mais, hoje em dia, o preço dos dois está quase o mesmo, se não o mesmo.

Vamos agora às demais diferenças...





O PlayStation 3 possui um leitor de mídia Blu-Ray, essa é a vantagem nº 1. Quer dizer que além de você não ter de se preocupar com jogos que possuem mais de um DVD, poderá adquirir aqueles filmes ou séries que você gostou bastante em uma qualidade espetacular (vou comprar 007 Skyfall, dá licensa).

O console da Sony também conta com uma grande quantidade de exclusivos, entre eles titulos famosos como: Uncharted, God of War, Journey, Heavy Rain, Demon's Souls, InFamous, Killzone 2...ENFIM. Muitos.

Temos também a eterna PlayStation Network (PSN) que é de graça, e desde o ultimo update está bem mais organizada. Ao contrário do que dizem por aí, a PSN não é o fim do mundo de lag. Eu jogo todos os meus jogos tranquilamente e realmente só sou afetado por um lag incômodo quando a minha conexão ou a de quem está jogando comigo fica ruim.



A PSN oferece o serviço PlayStation Plus que pode ser assinado por qualquer usuário por R$ 100. Com a assinatura da Plus, você tem acesso a diversos benefícios, como:

- Seus dados e saves podem ser guardados no servidor da PSN, assim, no caso do seu HD queimar, você não perderá nada.
- Existe um rodízio mensal de jogos grátis. E não são jogos bestas, já foram disponibilizados títulos como Just Cause 2, Resident Evil 5 (pra quem curte, hehe), LittleBigPlanet, InFamous 2, e vários outros jogos que merecem reconhecimento.
- Você também ganha acesso à temas e avatares grátis.
- É possível programar o seu PS3 para ligar sozinho durante um determinado horário e fazer todas as atualizações necessárias, bem como efetuar downloads que você começou.

Esses são os principais, mas existem outros...

A comunidade da PSN em geral é bem agradável, é claro que existe um ou outro espírito de porco aqui e ali que ficam enchendo o saco (principalmente se tiverem microfone). Mas a maioria são pessoas legais.


O console da Microsoft possui um leitor de DVD Dual-Layer, e portanto pode vir a precisar de mais de um DVD para alguns jogos. O XBOX 360 também possui ótimos "exclusivos", como Alan Wake, Gears of War, Halo, entre outros.

Coloquei aspas na palavra exclusivos pelo fato de alguns desses estarem disponíveis para PC. Alan Wake (tanto o primeiro quanto o American's Nightmare) está disponível para PC. Gears of War (o primeiro apenas) e Halo (alguns estão disponíveis para PC, mas não a maioria) também estão. Que tipo de bipolaridade é essa?

 
Enquanto o PS3 possui a PSN, o XBOX 360 possui a XBOX Live, só "Live" mesmo já serve. Para se ter acesso a esse serviço, deve-se pagar por um tempo de assinatura (máximo de 1 ano até onde eu sei). Embora a Live seja paga, ela apresenta um ótimo serviço, relativamente superior à PSN. Se eu pudesse ter PS3 Live, eu teria.

Não tenho como falar sobre a comunidade da Live, pois nunca tive acesso a ela no cotidiano, mas assumo que seja a mesma coisa...ou não?



Agora, refutarei um dos argumentos mais comuns utilizados por pessoas como o individuo da imagem acima.

"TIO QUENXIN OS JOGO PLEIXTEICHU 3 SAU MT CARU RSRSRÇSRÇAKROREAÇRAÇEREAÇR"

Veja agora minha cara de interesse nesse seu argumento totalmente sem sentido:


Primeiramente, vamos analisar o argumento...

Os valor dos jogos de PS3 aqui no Brasil variam entre R$69,90 e R$269,99. Pra falar a verdade, o mais caro que você vai encontrar geralmente vale R$199,00. Isso é caro? Sim, isso é caro.

Mas, sinceramente, quantos jogos você quer comprar por mês? três jogos? quatro jogos? duzentos e quarenta e sete effin' jogos? Dinheiro não é assim, você não planta um dinheiral no seu jardim e brota dinheiro e disso eu sei muito bem.

Eu tenho meu PS3 (em geral) desde 2007, e o maior número de jogos que eu já ganhei em um mês foi dois, e isso quando meus pais estavam de um bom humor inacreditável. Ou então no meu aniversário. De resto, acho que eu ganho um jogo hoje e o próximo só daqui a três, quatro, cinco meses.

É JOGO DE PS3, não é oxigênio. Se você comprar, por exemplo, um Resident Evil 6, até zerar o jogo, você já vai estar quase comprando outro, e assim sucessivamente. Ainda mais se o jogo tiver um bom valor de replay.

Acho que me fiz entender nesse ponto, certo?



Vamos então ao veredito final. Primeiro quero deixar claro que pra quem é rico, não tem jeito: o ideal mesmo é ter os dois consoles. Mas, já que não somos ricos, deixa eu dizer que...

O melhor mesmo para se adquirir é um PS3. Especialmente se você tiver um bom PC. Não tem jeito, a Sony tem vários exclusivos maravilhosos, e um serviço online que não deixa a desejar, embora não seja uma live. Considerando que você não respire jogos, não precisa se preocupar em ficar comprando, compra um aqui, outro ali e assim vai pra frente. Tenho meu PS3 há 5 anos, e tenho 30 jogos. Se fosse um PS2 eu já teria uns 120, hehe.

Com um PS3, você vai poder jogar todos os exclusivos já citados, além dos outros disponíveis, e ainda pode jogar alguns dos "exclusivos" do XBOX se tiver um PC decente. Além do mais, tenho certeza que você tem pelo menos um amigo que tem a Caixa, vai jogar na casa dele, ou manda ele trazer na sua casa, algo assim!

Se você não tiver um PC decente, não surte. Vá se dedicar a outras atividades. Sei lá, aproveita que os jogos ainda não te sugaram e estuda um pouco. Dá futuro!

Veredito Final: PlayStation 3

Então é isso...aquela review que eu disse que ia fazer, deixa pra amanhã. Até a próxima! o/

- Kenshin
Categories: ,

4 comentários:

  1. Bem acredito que isso não esclareceu muito a duvida dos duvidosos sendo que mais da metade do post foi sobre PS3, e o autor não se preocupou em buscar informações sobre o seviço online do console da Microsoft. Enfim... Acho que o nome do post deveria ser "Por que eu prefiro o PS3"

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente porque não existe diferença efetiva quando se está jogando online nos dois consoles. O foco mesmo foram os jogos, que é pelo qual os consumidores buscam esses vireo-gueims, deixei de lado várias coisas sobre os hardwares dos dois pra falar mais dos jogos. ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu só li por ler mesmo, não tenho dinheiro nem pro PolyStation :/ E o Gil ficou #chatiado com o veredito já que ele é caixista #dilacerado

    ResponderExcluir
  4. quando eu li o título eu pensei logo: mimimi nos comentários

    ResponderExcluir