terça-feira, 17 de abril de 2012

Album Review: Imperfect Harmonies (Serj Tankian)


\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\õ////////////////////////////////////
Mais de um milhão de anos se passaram, e eu ressusito das trevas. \õ/
Bem galera, JR de visual novo, vocês gostaram? Acho que sim né, caso contrário não estariam lendo -.- xD Aff essa Violet -.-
Enfiiiim, hoje eu falarei do novo (não tão novo assim) álbum solo do Serj Tankian. Tem muito POSER por aí dizendo que é !!!!!super-fã de SOAD!!!!!, mas quando é questionado sobre a carreira do Serj (que pra quem não sabe é vocalista/ tecladista da banda) responde: "Sergio Tanque? Nunca ouvi falar!!!!1!!um". ESSE TIPO DE PESSOA TEM É QUE MORRER.
Só pelas músicas do System dá pra perceber que Serj Tankian é um gênio nato, esse cara nasceu pra fazer música, e, muito mais do que isso, transmitir as verdades do mundo por ela. As músicas dele são profundas, e tem um signinficado maior do que você imagina. Como tudo isso vai da interpretação da pessoa, eu vou apenas dar um resuminho só pra você ter uma ideia do que está se passando. Até porque, convenhamos, é muito melhor ouvir música que realmente fale sobre algo, e melhor ainda se nós soubermos o que ela quer nos dizer.
Este álbum se chama Imperfect Harmonies (Harmonias Imperfeitas), e é bem diferente dos outros álbuns solos que ele já compôs. São músicas orquestradas, com direito a todos aqueles instrumentos chiques no úrtimo, violinos, violoncelos,  contra-baixos, oboés, pianos... O resultado ficou maravilhoso. Pra você que é marinheiro de primeira viagem nas músicas do Serj, vou logo avisando: você vai estranhar, e muito, as músicas dele. Mas depois de um tempo você entende a real beleza da coisa. Tem um meio pop, meio rock, meio tudo. Mas principalmente de música clássica.
Bem, vamos começar? O Just Rokk analisou música por música, pra você. :) Mas não foi sacrifício nenhum *---* Você vai entender quando escutar.


Disowned Inc.
O começo já é bem marcante, como o povo diz, chega-chegando. Uma música com muitas variações de ritmos e sons um pouco estranhos, tudo em uma “imperfeita harmonia” ;) Tem uma letra muito profunda, mas aqui vai uma interpretação: nesta música, o Serj quer nos dizer que somos todos iguais, independente de onde nascemos, de onde vivemos ou em que acreditamos. Temos que nos ajudar, e não ficar brigando por motivos patrio-egoístas. É só imaginar qualquer país da Europa com o Brasil, eles vão se dizer superiores, mas nós somos todos iguais. (Gil isso te lembra algo? Dica: Copos). Também fala da relação de interdependência entre os países (como um precisa do outro).

Borders Are...
Never let you goooooo *---* Uma das melhores do álbum. Realmente, a batida, o tom da música, o refrão, tudo é diferente, mas o modo como tudo está conectado... genial, genial. Uma música intensa, eu tenho certeza que você vai amar quando ouvir. Deveria ter sido single, ela é demais. Ela fala sobre as bordas imaginárias (ou não) que dividem os países, nossas mentes e corações, nos separando, quando deveriamos estar unidos.

Deserving?
Não se enganem pelo começo calminho da música. Ela é uma baladinha, por mais que o ritmo inicial não aparente. Tá aí uma música pra você, fã do Serj que vai fazer uma dance party neste final de semana. LOL ;) A letra é bem simples, mas é muito bonita. Esta música pode ter duas interpretações: Nós erramos tantas vezes, e mesmo assim há alguém que acredita em nós e que nos ama, apesar do que nós fizemos, ou então fala sobre a nossa relação com a natureza, que maltratamos tanto, mas mesmo assim ela sempre nós dá outra chance. Quem sabe um dia não a amamos de verdade...

Beatus
UMA MÚSICA QUE DÁ PRA TOCAR NO VIOLÃO! PARA NOOOOOSSSAAAA ALEGRIAAA! Essa foge bastante do padrão Serj Tankian, pois ela é romântica. E ele não é de fazer música romântica não, então deve ter algo errado. xD Ele fala sobre estar perdidamente apaixonado,  com a possibilidade de perder esse grande amor. Toda aquela agonia e desespero dentro de si. Mas claramente há uma crítica sobre isso, a qual eu não consegui entender, em uma parte em que ele fala:  The collaboration and association/Hear the story of another woman in time/Giving permission for buying a gift/For the bearer of the selfish... (A colaboração e associação/Ouça a história de outra mulher no tempo/Dando permissão para comprar um presente/Para o portador do egoísmo). Música linda, melodia é fantástica, harmonia level 928312983921023023928.

Reconstructive Demonstrations
No ínicio, parece que o Serj fez uma parceria com o Daft Punk, mas aí a música volta na linha da orquestra. Música muito bonita, assim como sua mensagem. Basicamente diz que o mundo está acabando por nossa causa, e que nós não conseguimos ver pois somos cegos do pior tipo: aquele que não quer ver.

Electron
O começo lhe diz: Ah, mas uma música orquestrada............ Até que (WTF) BOOM! Uma guitarra distorcida entra em cena e muda tudo. Te dá uma sensação de eletricidade, como se a música fosse composta por, vide título, elétrons. Essa música é diferente do resto, ela tem esse toque único, meio dançante. Excelente. Ela diz que devemos ser e agir exatamente como queremos que o resto do mundo seja, porque inevitavelmente o mundo vai mudar, pra melhor ou pra pior. Então que seja pra melhor. Mas só depende de nós.

Gate 21
Música no piano = Música triste. Então se você está deprimido fique longe dessa. xD Mas se você está de bem com a vida, feche os olhos, escute bem, com calma e atenção, preste atenção, em cada nota, em cada instrumento... Cara essa música quase que me levita de tão fodástica que ela é, na boa véi. LINDA DEMAIS. DEMAIS. ESCUTEM E COMTEMPLEM  ESTA OBRA. É uma música para parar e admirar. É uma música romântica, fala sobre a decepção de um fim de um relacionamento com o amor da sua vida, aquela pessoa que você quer viver a sua vida toda.

Yes, It’s Genocide
Quem já é familiarizado com o Serj, sabe que se tem um assunto em que ele nunca vai parar de falar sobre é o Genocídio Armênio. Se você é fã dele, sabe muito bem que ele é de lá, da Armênia. Essa música é muito, mas muuuito triste, e o piano é o instrumento solista. Bonita demais da conta. Se você não entender nada do que ele está cantando, não se preocupe, seu inglês está bem. É que ela é todinha em armênio. Então não se assuste :P Genocídio armênio, holocausto armênio ou ainda o massacre dos armênios é como é chamada a matança e deportação forçada de centenas de milhares ou até mais de um milhão de pessoas de origem armênia que viviam no Império Otomano, com a intenção de exterminar sua presença cultural, sua vida econômica e seu ambiente familiar, durante o governo dos chamados Jovens Turcos, de 1915 a 1917. (Fonte: Wikipédia)

Peace Be Revenged
Começa com a orquestra, mas aí entra a bateria e dá um ritmo bem bacana. No refrão, as guitarras entram enriquecendo a melodia. Música excelente, mas não é tão marcante quanto as outras.  Essa música tem uma importante mensagem: fala que nós estamos vendo e tratando o mundo de forma errada, mas quando nós percebermos será tarde demais. Fica bem claro na parte We have built our lives/Without nature in mind/Slowly we’ve become the disease/But we won’t go (Nós construímos nossa vida/Sem a natureza em mente/Lentamente viramos a doença/Mas não iremos sair). Tá na hora de mudar galera!!!

Left Of Center
Uma das músicas mais marcantes do álbum. O começo com o solinho de guitarra já dá um gelo na espinha! Perfeita, a melodia, a letra, tudo!!! Uma das mensagens mais importantes: A nossa religião nos cega. Temos que parar de pensar que fomos criados por um Deus, que somos filhos de um ser superior. Nós somos entidades vivas, nós somos um todo, e não criação de alguém que é todo-poderoso. Nós estamos longe do sagrado. Mas a Igreja continua a nos cegar e iludir, e por causa da religião nós brigamos, guerreamos, matamos, morremos, por não aceitar as crenças do outro. Estamos indo longe demais.  E quando nós morrermos e descobrirmos que não existe o paraíso? Tudo foi feito em vão? Total perda de tempo? Pense nisso. Enquanto você está gastando tempo com algo que foi distorcido por homens que querem lhe controlar, você pderia estar fazendo coisas que valessem mais a pena, como aproveitar o tempo com quem você ama.

Wings of Summer
A combinação violão, saxofone e violino faz dela uma música bem diferente das outras. Deu bastante certo, essa com certeza vai ficar na sua cabeça. Ela é bem calma, ricamente melódica e harmoniosa. Muito linda também, essa aqui é uma obra prima. Serj mostra o quanto ele tem uma voz maravilhosa, como se a gente não soubesse. xD A música conta a história de Adão e Eva, que todo mundo sabe né. A cobra chega e oferece a Eva algo bem melhor que o Paraíso, que é voar nas "asas do verão", e esta tenta Adão a fazer o mesmo. Mas quando Deus descobre a traição, Adão não confessa seu pecado e joga a culpa em Eva. Os dois são expulsos do Paraíso, e descobrem que as "asas do verão" eram o próprio Éden, onde estavam o tempo todo. Também conta a história dos seus filhos, Caim e Abel. Resumindo, eles já tinham tudo perfeito, mas queriam mais e mais. Não vejam como uma história religiosa, e sim como uma história da humanidade, uma fábula. Vejam a ganância que está na essência do ser humano. Tem até uma voz feminina no fundo, referência a Eva, talvez. O Serj é um gênio.

Na minha opinião, não é uma obra que vá cair no gosto popular, até por causa da influência clássica... Admito que da primeira vez, eu não gostei. Depois resolvi dar uma outra chance pra ele, e acabei amando. As músicas agora não saem da minha cabeça xD

Como a Violet gosta muito muito mesmo de vocês, vi que estava difícil conseguir essas músicas, então eu procurei nos quatro cantos da internet, organizei, compactei, e disponibilizo agora o link pra vocês desfrutarem deste maravilhoso álbum. O Just Rokk incentiva a compra de produtos originais, mas convenhamos que nem todo mundo tem dinheiro para isso, infelizmente. Entrem no site do Serj Tankian e vejam tudo sobre ele lá, inclusive outros trabalhos e álbuns.
Realmente espero que vocês tenham gostado!! Beijos e até a próxima! Deixem as opiniões de vocês sobre as músicas, gostamos muito de saber o que se passa na sua cabeça ao ler nossos artigos :)

3 comentários:

  1. O único álbum que tô com preguiça de baixar, mas já que tá disponibilizado o link aqui né...HE HO.

    ResponderExcluir
  2. Rhonald Andrei Neves17 de abril de 2012 às 22:15

    Não tinha gostado muito de primeira do álbum, mas depois dessa review eu vou dar uma segunda chance pra ele :3 E Left of Center é realmente muito boa, tava escutando enquanto lia o post rs

    ResponderExcluir