quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nem todo ser vivo é poser

Um dos termos mais populares do meio artístico é o bom e velho "Poser". A expressão é aplicada a pessoas que fingem ser algo que não são, buscando apenas se encaixar naquilo, mesmo sem gostar realmente daquilo. Também tem suas variações, como os casos de músicos que primam mais pela imagem do que pela qualidade de seu trabalho, ou seja, arrastam fãs alucinadas mais pela beleza e pelas suas poses em fotos do que por sua qualidade como artista. Quando se refere a um fã poser, aplica-se no indivíduo que se diz um grande fã da banda X porém conhece 2 ou 3 canções (sendo elas grandes sucessos) e não sabem nada do grupo.

Infelizmente, como toda expressão que se torna popular, veio a sofrer deturpações com o tempo. Como por exemplo, você pode conhecer todos os álbuns e a história da banda, porém, se você cantar uma música famosa do grupo em questão, corre o risco de ser chamado de poser. A questão é, cantar uma música famosa não faz de você um poser, você simplesmente cantou uma música famosa. Essa radicalização do termo parte da ideia de muitos acharem que chamando outras pessoas disso vai fazer delas "fãs melhores", o que não faz sentido. Nem todo mundo é obrigado a gostar da banda só porque curtiu uma outra música, seja ela famosa ou não.

Outra complicação que acontece são as modinhas. Alguém que ama loucamente um artista porém simplesmente o esquece depois que o sucesso do mesmo diminui, pode sim ser chamado de poser, por se enquadrar no conceito original do termo. O pior é que essas pessoas costumam discriminar as pessoas que continuam gostando do artista mesmo após o fim de seu auge, como se o correto fosse consumir música como se fosse uma tendência Fashion de um ou dois meses. Mas, para facilitar o entendimento de meus amigos internautas, vamos aos exemplos básicos:

-"Adoro/Sou Avenged Sevenfold, mas queria saber porque o The Rev saiu da banda :(" Aqui temos um exemplo clássico. Se a pessoa era tão fã da banda, ela devia saber que Jimmy Sullivan não saiu da banda, e sim, veio a falecer. Então, É POSER.

-"Não curto muito Metallica, mas gosto muito de 'The Day That Never Comes' :)" Apesar da música citada ser um grande Hit da banda, o indivíduo em questão não é um poser, uma vez que ele mesmo disse que não era fã da banda e foi sincero em assumir que gostava da música mas não especificamente da banda.

Também tem a generalização de culturas envolvidas. Nada mais é do que dizer que uma coisa é a mesma da outra simplesmente por ambas terem características em comum. Eu poderia fazer um apanhado imenso de semelhanças e diferenças, mas para não me estender muito, vou direto aos casos clássicos:

-Emos X Coloridos: Por incrível que pareça, estamos em 2012 e ainda há pessoas que discriminam os emos (!). O auge do movimento já passou há muito tempo, porém, foi algo tão impactante que deixou marcas profundas no meio artístico. Sim, porque você ainda ouve declarações infelizes como "Emo é tudo viado", "Emo é tudo baitola" ou o popular "Emo é um baita dum chorão". Parece ridículo mas esse preconceito ainda existe. E os coloridos, por estarem repetindo o sucesso do movimento citado acabam por serem encaixados no mesmo conceito. Você consegue distingui-los claramente, mas ainda aqueles que generalizam.

-Rock e seus derivados é coisa de SATANÁS: Acho que todos já ouviram algo semelhante, tendo em vista que o lixo cultural é algo indestrutível. A razão para esta afirmação ridícula vem de muitas origens, desde artistas do meio assumindo terem uma ligação com o ocultismo até a igreja católica mandando para a fogueira cópias do álbum "The Number Of The Beast" do Iron Maiden  no início dos anos 80. Se um ou outro é chegado no Capiroto, não quer dizer que TODOS sejam anticristos. Pra acabar com a graça dessa galera que afirma isso, é só lembrá-los que é a mesma coisa que dizer que toda loira é burra, que todo sambista é alcoólatra, que todo homem só pensa em sexo, que toda mulher que for um pouco menos sentimental é lésbica, etc etc. Os exemplos são infinitos.
Bom, minhas crianças, espero que aprendam a usar a expressão "Poser" corretamente e o quão ruim ficar generalizando as coisas é. Esse é o recado do tio PV para vocês, e até a próximo episódio, neste mesmo horário e neste site. Ah, e evitem de sair chamando todo mundo na rua de poser, ok? Se não eu mesmo vou puxar o pé de vocês a noite. ^^
Categories:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente xD Tem gente que exagera no uso da palavra... Na maioria das vezes, eu chamo os meus amigos assim só pra zoar mesmo HUHASUHASU Mas sinceramente, tá tendo muito poser nesses dias de hoje...

    ResponderExcluir
  3. /\ Infelizmente; daqui a pouco limpar a bunda com papel Nino é ser poser desse.

    ResponderExcluir