domingo, 15 de abril de 2012

Animeview: Elfen Lied

Recentemente, são poucos os animes que tem chamado minha atenção. Algumas séries me foram recomendadas,  porém, pouco me prenderam. Eis que um amigo me fala sobre uma história complexa cheia de reviravoltas e conspirações. Admito que subestimei a princípio a qualidade dela, sem imaginar o quanto aquela saga de 13 episódios iria me impressionar, a ponto de tornar um fã. Trata-se de Elfen Lied, uma série que divide opiniões entre os apreciadores destas obras, mas que certamente não deve ser ignorada.

Sinopse: Somos apresentados aos Diclonius, mutantes aparentemente parecidos com os humanos, porém dotados de dois chifres e de braços transparentes, os vetores, que podem manipular objetos que estiverem a uma determinada distância. Suas interações com o seres humanos e seus conflitos internos são os focos da trama, que é centralizada em Lucy, uma jovem Dicloniu que escapou de um laboratório de estudos dos seres dessa raça, sendo encontrada desmaiada na praia por Kouta e sua prima Yuka. O comportamento dócil da garota conquista os dois, sendo levada pra morar com eles. Porém, tal atitude trará sérias consequências.

Resenha: Perdoem a sinopse simples que fiz, a questão é que a trama de Elfen Lied é algo tão bem elaborado que revelar maiores detalhes seria um verdadeiro Spoiler. Como disse anteriormente, ao perguntar sobre a série, você ouvirá as mais distintas opiniões, o famoso "ame ou odeie". Os motivos para muitos não terem aprovado são diversos, mas a verdade é que este não é um anime para todos os públicos. Não se deixe enganar pelo elenco carismático e aparentemente simples, aqui temos uma representação perfeita do que seria a nossa sociedade, ou seja, um jogo de aparências.

Temas fortes como discriminação, traumas e abusos são intercalados com momentos de fofura e até um certo Fan Service. Outro fator que certamente incomoda muitos é o teor adulto da série, digo isso pelas cenas de nudez e violência extrema que são apresentadas, o que muitos podem ver como apelação. Tais elementos apenas caracterizam a obra, e não a representam totalmente (como muitos argumentam). A complexidade da história é algo digno de nota também, impossível não ficar chocado pelas reviravoltas que ocorrem com o decorrer da trama.

Mas é aí que entra um dos motivos que fez este anime ganhar minha recomendação: o elenco e seu desenvolvimento. Os personagens são muito bem trabalhados, através de suas atitudes ou de Flashbacks. É algo tão impressionante que chega um momento que não se pode dizer quem é vilão ou herói, uma vez que cada um age seguindo aquilo que acredita ou julga correto. O enredo fica longe de ser previsível, uma vez que a impulsividade de alguns Diclonius acarreta em mudanças impactantes no andamento da história, trazendo ainda mais charme para a trama.

Não posso esquecer da belíssima música de abertura, "Lilium", a letra é baseada em algumas passagens bíblicas e que foi interpretada com maestria por Kumiko Noma. Quanto ao encerramento, temos algo mais pop, porém bem legal também, a música "Be Your Girl" de Chieko Kawabe. O mais legal de ambas as canções é que apesar delas possuírem temáticas bem diferentes, se encaixam perfeitamente com a personagem Lucy.

Mangá: Algo que incomoda alguns fãs da série é a relação do anime com o mangá. Apesar de muitos considerarem a versão animada superior a impressa, é preciso ver alguns fatores. Pode parecer clichê, mas a verdade é que o mangá é fundamental para o entendimento total da história, e além disso, somente nele encontra-se a conclusão da trama (!). Isso mesmo, o anime de Elfen Lied só cobre metade do mangá, uma vez que ele possui no total 12 volumes, e a animação só cobre até o 6º. Muitos criticam o fato dele possuir muita enrolação e momentos "enchendo a linguiça". Devo dizer que apesar do traço nos primeiros volumes ser ruim e da enrolação já mencionada, no mangá temos mais personagens, um arco a mais, e obviamente, O FINAL DA SÉRIE, então, fazer o quê.

Considerações finais: Impossível citar todos os motivos que fazem de Elfen Lied algo único, mas espero que os apresentados chamem a sua atenção. Tenha consciência que esta não é uma "série padrão" do tipo "Mocinho faz besteira depois se redime e no final espanca o vilão que também aprontou muito", definitivamente, não é nada convencional e por isso tem a minha recomendação.

Nota Final: 8,5
Categories:

2 comentários: