terça-feira, 6 de novembro de 2012

A tendência de emburrecer

Em Biologia, um dos assuntos que, de longe, é um dos mais interessantes e intrigantes é o da Evolução (principalmente se você tiver a sorte de ter um professor bacana). Abordado junto com a Genética, é um dos assuntos que tenta responder (e, na maioria das vezes, responde) muitas dúvidas do ser humano. Por tentar explicar nossas origens, bate de frente com a religião (como sempre). Mas enfim, não vou falar de religião hoje não. Mas sim de algo que está bem óbvio hoje em nossa sociedade (e sim, tem a ver com a evolução, ou você acha que eu fiquei falando sobre isso só por falar?).

Participantes da "Fazenda de Verão", que exemplificam a
teoria aqui apresentada excelentemente.
Hoje, um corpo turbinado vale mais que um cérebro. E você sabe muito bem disso. Tudo isso tem a ver com o fato de o ser humano querer "aprimorar" a espécie. Ora, um bundão, peitões, pernões, são características favoráveis para nós. Naturalmente, escolhemos os "parceiros" com as caracteríscas mais favoráveis para "procriar" (normal em qualquer espécie) e isso vale tanto para mulheres quanto para homens. Ok, tudo certo até então. Passam-se horas na academia, injetando substâncias, tomando bombas, fazendo-se dietas, no salão, na frente do espelho, na mesa de cirurgia, tudo para ser a "melhor escolha". O primeiro problema: O ser humano é um ser iludido. Silicone não passa de mãe pra filha, nem a tintura loira que você passou, nem as incontáveis horas que você ficou na academia. Você fala: E daí? E daí que, inconscientemente, é isso que você acha que vai acontecer, mesmo sabendo que não. Segundo problema: As horas que você passa em todos esses lugares faz você deixar a busca pelo conhecimento de lado. É claro né, pra maioria, mais vale ter o corpão sarado do que saber ler ou calcular, pois uma grande parcela das mulheres querem a "vida fácil" (traduzindo: ser sustentada por um marmanjo endinheirado que só quer teu corpo nu), algo que é incentivado massivamente pela mídia: Tem que ser "esperta". E também, cá entre nós, a maioria prefere uma mulher burra, mais fácil de enganar, não?

Por um outro lado, o conhecimento é passado sim de geração em geração. Não através da genética, obviamente, mas sim, ao educar nossos filhos. Agora, pensa comigo: Uma pessoa dessas, que quer ter a "vida fácil", vai incentivar sua prole a estudar? Claro que não, vai ensinar que não se deve ser "besta", estudar é perda de tempo, pra quê estudar se você pode ganhar tudo que quiser pelo modo mais fácil que há, basicamente preparando seu corpo para uma venda posterior (resumidamente é isso)? E esse conceito vai de geração em geração, se espalhando com a ajuda da "santa" mídia, que estimula isso de uma forma bastante explícita, em novelas, em reality shows (um exemplo recente, A Fazenda de Verão)... É galera, essa é a tendência evolutiva aqui pelo Brasil, vamos ficando mais bonitos, mais burros, mais ignorantes, perfeitos fantoches. :D 

Não estou generalizando, afinal existem mulheres e homens que ainda podem mudar o triste destino da nossa evolução, que está mais para um retrocesso. Mas infelizmente, o indivíduo o qual eu falo no texto representa a maioria.

E pra finalizar:

E aí, qual a sua opinião sobre isso?
Categories:

2 comentários:

  1. Acho bacana as pessoas que querem se manter em forma, visando não apenas boa aparência, mas também auto satisfação. No entanto, acho ridículo o fato de pessoas injetarem tanto hormônio visando apenas a boa forma, sendo que isso acaba com a reputação de quem de fato se exercita e obteve resultados com esforço físico e dedicação. Tenho amigos que malham, mas que também estudam, fazem leituras, etc.

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho, mas eu me referi as pessoas que querem ganhar a vida de modo fácil. Mas concordo com um equilíbrio entre os dois, como pregavam na Antiga Grécia: Mente sã, corpo são.

    ResponderExcluir