quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Album Review: Harakiri (Serj Tankian)

Este é o mais novo álbum da Serjical Strikes, do genial Serj Tankian, que vem lançando novos discos ano após ano (me gusta). Sucessor do orquestral Imperfect Harmonies, este álbum trouxe de volta o bom e velho Heavy Metal Tankiano. Eu estava querendo comprar o CD antes de fazer esta review, mas como vai demorar muito (pobre é ralado) resolvi fazer logo, porque o mundo PRECISA OUVIR!!
Harakiri é uma palavra japonesa, que corresponde ao ritual suicida que os samurais realizavam para manter sua honra (muito doloroso, pelo o que eu pesquisei). O porquê deste nome eu vou lhe dizer depois, vai ser mais fácil de explicar, sabe como é né, Serj sempre muito profundo em suas criações. No entanto, este álbum tem uma particularidade: Na maioria das músicas, você não precisa pensar tanto no que ele está querendo dizer, ele está praticamente jogando na sua cara.

Então vamos ao que interessa: As músicas, em suas respectivas ordens no álbum.

1 - CORNUCOPIA
Eu me viciei nessa música. E olha que é a primeira do álbum xD Fiquei ouvindo apenas ela por um tempão... Também né, com esse riff, e os sons guitarrais eletrizantes, não tem como não pular com essa música! Sem falar que o clipe é MUUUITO firme, não? Como pudemos perceber, essa música fala sobre a nossa relação com o meio ambiente. Cornucópia é o símbolo da fertilidade, da fartura. Nós basicamente estamos acabando com tudo isso, e a natureza está revidando... como diz a música "Nós ferramos com a Terra e não sabemos porque ela chora... Nós estupramos a Terra e não sabemos porquê ela revida!".

1 - FIGURE IT OUT
Por que fingir que não sabemos? CEOs são a doença! CEO significa Diretor Executivo. Vou citar alguns nomes famosos, como Larry Page (Google) e Mark Zuckerberg (Facebook). A música fala que estão usando a tecnologia para violar nossa privacidade, além de servir de alienação. Houve um comentário muito feliz sobre essa música, onde um usuário do YouTube perguntou "Porque nós não fazemos uma revolução?" um outro respondeu "Nós iamos, mas aí eles lançaram um novo Iphone e nós voltamos as nossas bundas para o sofá." Nós estamos perdendo muito dinheiro (e tempo) para ter nossa privacidade invadida, com todos esses produtos high-tech , que são lançados de mês em mês, e redes sociais aparentemente gratuitas, mas que você praticamente está vendendo sua alma ao Diabo suas informações íntimas para o jovem e inocente Mark, que vende tudo pra quem pagar mais (entenda mais aqui). A música MAIS HEAVY do álbum! Não tem como não virar um headbanger com ela.

3 - CHING CHIME

O começo não parece um pouco oriental? Sei lá, só sei que é uma das mais divertidas de cantar (te desafio a gravar essa!). Na minha opinião, essa música fala sobre como as pessoas não dão valor a músicas (e poesias de forma geral, o que uma letra de música não deixa de ser) de qualidade. Aqui no Brasil sabemos muito bem o que é isso. E então, os artistas são desvalorizados. Ch-Ch, Chi-Ching Chime!

4 - BUTTERFLY

Bem, essa música já é um pouco mais profunda. Não consegui entender muito bem seu significado, mas tem algo a ver com a natureza também. Enfim, escutem porque é muito massaaaaaa *--* Dá até pra fingir que você um baterista, tente aí com a bateria imaginária.

5 -  HARAKIRI
Agora sim, com a música que dá o nome ao álbum posso explicar o sentido do seu nome. Ele quis se referir à morte inexplicada de muitos peixes e pássaros de várias regiões. Chegamos ao ponto de que outras espécies estão se suicidando. E lentamente estamos preparando o nosso Harakiri também. Veja o vídeo que é auto-explicativo.

6 - OCCUPIED TEARS
Essa música fala explicitamente sobre as várias guerras ocorrendo atualmente, que parecem nunca acabar. Fala do sofrimento de quem vive nas áreas onde há batalhas, principalmente das crianças (que nada tem a ver), e nos faz refletir: Todos nós vemos tudo isso, todos nós sabemos o quanto é injusto. Por quê não fazemos nada?

7 - DEAFNING SILENCE

Uma das músicas mais misteriosas, mas também uma das mais bonitas. Ainda não entendi o que significa, mas acho que a linda melodia já diz tudo.

8 - FORGET ME KNOT

Música linda também, fala sobre como a humanidade está equivocada, que nós devemos acordar e viver em paz uns com os outros, deixando o passado para trás.

9 - REALITY TV

Uma das minhas favoritas! "Eu abomino a vadia que se auto-proclama realidade". Realmente, sabemos que no Reality Show, por hipocrisia, nada é a realidade, por mais que todos insistam que estão sendo verdadeiros (parece verídico), além de que NÍNGUÉM QUER SABER DA PORCARIA DAS VIDAS DELES, UMA PERDA TOTAL DE TEMPO. Esses tipos de programas não servem para nada mais do que o exibicionismo e o erotismo. "Nipples, tongues, testicles, cheeks". E dá uma olhada no riff *---*

10 - UNEDUCATED DEMOCRACY
Esta música genial fala que, sem educação, não há uma verdadeira democracia. A política se torna uma ditadura. É o que vemos no Brasil: O povo, ignorante por culpa do sistema educacional sucateado, não tem capacidade crítica o suficiente para escolher certo os seus representantes, criticá-los e retirá-los do poder; o conceito de marionetes, tanto falado aqui no JR, que está muito bem representado no clipe dessa música. Estamos nós em uma ditadura subliminar?

11 - WEAVE ON
A batida dessa música é muito legal também. Ela critica a igreja, quantas guerras causa, o quanto esconde a verdade. Quantas pessoas já não morreram por ela, em nome dela, enquanto o papa fica rezando em seu trono de ouro, como se isso fosse ajudar em algo. É, eles bolam a guerra, e a gente que paga o pato. Como em B.Y.O.B: Porque a Igreja (que gerou a guerra) não vai lutar, porque mandam os fiéis? Sacou, sacou?

Espero que vocês tenham gostado de mais um álbum genial do Serj. Fiquem de olho, em breve irão chegar os novos álbuns da Serjical Strikes: Orca, Jazz-Iz-Christ e Fuktronic! (vocês vão se surpreender, prometo!).

Não esqueçam de comentar e dar suas opiniões!

LIVE LONG SERJ TANKIAN!


Por VioletFox ~

Categories:

2 comentários:

  1. Pra mim o melhor album do Serj até agora! Fiquei sem palavras depois da última música. Obrigado pelo post Tami *-*

    ResponderExcluir
  2. NOSSA GIL, não acredito que tu falou isso, mas realmente, quando eu ouço a última música (Weave On) eu só lembro de ti! Essa música é a tua cara!

    ResponderExcluir