Pela foto promo atual percebe-se uma mudança de postura da banda em relação ao álbum anterior. |
Já faz um mês desde o lançamento do ilustríssimo Jealous Gods, com um intervalo de aproximadamente 2 anos e meio desde a estreia do álbum anterior. O novo disco da banda deixa um pouco de lado o Love Rock de "Temple of Thought" (2012) e foca mais nos ritmos pesados, similar ao "Revolution Roulette" (2008). E eu, durante esse período de um mês, estava me certificando que tinha escutado esse álbum o bastante para fazer uma análise crítica e precisa desta nova obra-prima.
Capa. |
TRACK LIST:
1- Daze
2- Jealous Gods
3- Rumors
4- Brighter Than The Sun
5- Love Will Come To You
6- Rogue
7- Rebirth
8- Hounds To Hamartia
9- Clear Blue Sky
10- Choice Millionaire
11- Nothing Stays The Same
1- DAZE
O primeiro single do álbum. Daze é o tipo de faixa típico de um começo de álbum da banda. Aqui o destaque é o piano, dando um luxo diferencial à faixa, seguido de riffs de guitarra e uma batida agradável, além disso, Daze é uma faixa extremamente atmosférica (dá até para sentir o cheiro da música).
O vídeo-clip da música não possui nada de muito especial. Nele, Marko (vocalista) faz o papel de Zoltar, um joker cartomante do inferno obcecado por poder, sexo, vinho, fogo e embutido com magia negra. Vale ressaltar que no clip de Carnival of Rust, Marko também faz o papel de Zoltar, porém é uma versão mais dócil e menos vulgar. Muitos fãns julgam Daze como sendo o oposto extremo de Carnival of Rust.
2- JEALOUS GODS
Aquela pra casar. Dá a impressão de que essa música foi extremamente calculada para fazer você se desmanchar.
Mas por incrível que pareça não é uma música bem estruturada, não tem um solo magnífico, possui uma letra extremamente simples, mas não deixa de ser emocionante (que nem a vida). É com certeza um dos pontos altos do álbum.
3- RUMORS
Ao contrário da faixa anterior, Rumors é uma música muito bem estruturada, com destaque principalmente para a batida, o refrão grudento e o ritmo agitado em geral.
A letra tem um certo ar reflexivo e confessional, outra característica clássica da banda. No momento, pessoalmente falando, Rumors é a minha preferida do álbum (mas isso muda a cada 30 segundos).
4- BRIGTHER THAN THE SUN
A quarta faixa é de tirar o fôlego. A música impressiona junto de elementos do Country Rock, muito usados pela banda no primeiro álbum.
O destaque aqui sem dúvida é o solo de guitarra e o "Oo-ooOOoo-OOO-o-o-OooH", com certeza uma ótima música para ser tocada ao vivo.
5- LOVE WILL COME TO YOU
O começo lembra U2, mas não. Outra faixa bem Country, com um solinho lindo de viola e um batida bem pop.
A letra é um outro destaque da música, tem um certo tom de diálogo entre duas pessoas, com o Amor sendo o tema central da canção.
6- ROGUE
Como descrever Rogue? Rogue é Rogue e pronto. Apenas escute e tire suas conclusões.
7- REBIRTH
Outra música no estilo de "Jealous Gods", para fazer você se afogar na própria tsunami de lágrimas. O destaque aqui novamente é violão. A letra é extremamente romântica, porém num clima meio soturno e "dark".
Fala sobre o quão longe se vai por alguém quando se está apaixonado, chegando até a cometer atos perversos, como por exemplo, confiar no capiroto e segurar uma cobra na mão. No momento, pessoalmente falando, Rebirth é a minha preferida do álbum (mas isso muda a cada 30 segundos).
8- HOUNDS TO HAMARTIA
A faixa mais enigmática do álbum. Depois de tanta tristeza e chororô, é hora de trazer as cachorrada para Hamartia (seja lá o que isso significa). A música possui um tom alegre e um ritmo agitado, com uma letra anti-melancolia. A letra ainda possui certos termos indefinidos e sem tradução, como pro exemplo "Hubris" e "Hamartia", este último possuindo diversos significados.
Além disso, as letras "H" "A" "M" "A" "R" "T" "I" e "A" podem ser encontradas como mensagem subliminar no quarto álbum da banda "Twilight Theater", o que pode ser uma referência, visto que a banda havia afirmando que este novo álbum seria continuação da trilogia RR (Revolution Roulette), TT (Twilight Theater) e por fim, JG (Jealous Gods).
Como se não fosse o bastante, no final da música ainda tem-se outra mensagem. Numa espécie de transmissão de rádio, Marko afirma que esta canção seria a segunda versão de "Late Goodbye", música tema do game "Max Payne 2".
9- CLEAR BLUE SKY
Outra faixa extremamente atmosférica e bem estruturada. É uma música equilibrada e na medida certa, com uma batida forte e intensa junto de guitarradas e baixadas igualmente intensas.
A letra tem um foco em tempos passados, como se fosse uma boa memória. De dias onde duas pessoas costumavam se divertir de baixo de um céu azul, sem preocupações e sem poluição
10- CHOICE MILLIONAIRE
Tem um vibe similar à de Daze, porém com algumas diferenças. É uma música veloz e agressiva, com refrão bem "jumpy". A letra obviamente fala sobre luxo e coisas de gente ryca. Fala também de escolhas e de internet, com referências do tipo "(..)Wild Wild World" e "(...)easy chair". O significado da música ainda é um mistério para muitos, a teoria mais aceita é que a música descreve a vida de alguém que sacrificou várias coisas para entrar na alta sociedade, mas que sente falta do mundo simples, mas são apenas teorias de fãs ignorantes.
11- NOTHING STAYS THE SAME
Desta vez o álbum não termina com uma música fora de contexto igual ao "Temple of Thought". A última faixa de JG é como se fosse um "resumão" de tudo que foi dito no disco.
A última música tem uma letra profunda acompanhada de violões e um solo no final. A letra tem um tom nítido de arrependimento, frustração e até ressaca. Uma bela composição para terminar o álbum.
Poets of the Fall nunca decepciona quando o assunto é trazer músicas novas, Jealous Gods é um álbum ímpar em toda a carreira da banda, é o disco mais diferente e enigmático até agora. Recomendo a todos que curtem Rock ou música em geral. É um álbum para todos os gostos.
Nota Final: 9,3
O JustRokk disponibiliza link para DOWNLOAD do álbum, entretanto não apoiamos a pirataria. Se gostou, compre. No entanto, sabemos o quão é difícil achar CDs de bandas estrangeiras aqui no nosso BR, principalmente se não for um fenômeno mundial. Mas compre mesmo assim.
0 comentários:
Postar um comentário