segunda-feira, 26 de março de 2012

Game Análise: Batman Arkham City

Olá, como vai vossa senhoria?
Mais uma vez venho aqui (mesmo com dor de barriga ) para contemplar seus queridos olhos em mais uma análise de game, mas desta vez não será de um simples jogo mas sim do game do ano de 2011: Batman Arkham City!!!
Capa do game
Assim como em outras análises, vou começar com um pouco da história e assim por diante...

~> História
O game gira em torno da continua batalha de Bruce Wayne em findar com os negócios do Dr. Hugo Strange. Só que desta vez a situação é um pouco mais complicada; diferente do game anterior a luta não gira somente em torno de um estabelecimento como Arkham Asylum, mas sim num fragmento da cidade de Gotham. O objetivo principal de Strange é transformar a parte mais pobre da cidade de Gotham em um grande complexo presidiário e lá colocar todos os bandidos, desde os mais maquiavélicos como o Coringa e o Pinguim até prisioneiros políticos que são os "civis" da cidade. Bruce como filantropo tenta ir contra este plano e utiliza todos  os meios que possui para acabar com tal plano, mas Hugo como conhecedor de sua verdadeira identidade decide criar um plano para por o rico playboy da cidade nos arredores de Arkham City. Neste ponto da história é que começa o verdadeiro game, Bruce encorpora sua verdadeira identidade e com isso se torna Batman e com isso parte em busca de esclarecimentos, desde interrogar bandidos até o ponto de descobrir que Hugo Strange está querendo mais coisas do que simplesmente comandar a cidade Arkham.

~> Gameplay
Nesta seção eu irei dividir nas seguintes partes: Gráficos, controles, som, personagens, fator replay.

Arkham City.
* Gráficos: Um dos principais trunfos do game, os gráficos partem desde a grande cidade Arkham até simples coisas como a roupa do Batman. Vamos dividir por partes: a cidade de Arkham é extremamente grande, desde a "periferia" da cidade até a "área nobre" e em cada ponto os gráficos se mostram esplendidos; prédios bem detalhados, animações em níveis gráficos extremos, o clima da cidade é inverno nevoso e percebe-se que foi caprichado. Cada ponto da cidade reflete o gosto de cada vilão, com isso cada prédio, parede e pichação tem características do vilão. Por exemplo: a área do Coringa fica na parte industrial da cidade e na maioria dos pontos há uma leve piada, o nome Joker escrito em LED, bocas demonstrando uma grande risada entre outras coisas.
Destaque na roupa de Batman
Batman lutando contra capangas do Coringa
Outro ponto dos gráficos são os personagens, tanto o Batman como os vilões receberam um tratamento de primeiro. O heróis morcego ganhou novos atributos na sua roupa e o mais destacado é o fato do morcego sofrer danos e estes serem visíveis; por exemplo: se levarmos muitos tiros, partes da "bat-armadura" vai ser riscada ou até mesmo destruída, aparecerá hematomas, feridas, buracos por causa de balas, a "bat-capa" também sofre seus danos, se estiver em um local muito frio ela congela, se levarmos muitos tiros ela fura e assim por diante. Outro fator bem legal nos gráficos dos personagens é que cada capanga dos principais vilões está vestido à caráter, ou seja, será possível ver capangas do Coringa vestidos à rigor de um bobo da corte, homens com máscaras desfiguradas em honra ao Duas-Caras entre outros.

* Controles: Os controles do novo game seguem o mesmo padrão de Arkham Asylum mas agora trás algumas adições interessantes. Com o crescimento do cenário, agora Batman possui uma liberdade maior para realizar combos sem ser interrompido por uma parede de concreto, existe novos combos disponíveis para se "comprar", além disso o sistema de combos é bastante interessante; dependendo da compra que foi feita na "lojinha" do jogo, você poderá ganhar bônus por combos realizados, além disso o jogo nesse quesito é bem amável, dando indicações de quando se pode dar um golpe crítico e indicações no vilões de quando se pode contra-atacar juntamente com um golpe crítico. 

Indicação de que um inimigo irá golpear, podendo assim contra-atacar
Além desse ponto, o game também faz um miscigenação de momentos furtivos colocando assim o jogador entre 2 escolhas: atacar de frente ou criar um plano e ir pelas beiradas.
Vou explicar cada um.
Atacar de frente: Nesse modo você terá diversos pontos para escolher, por exemplo: a "bat-capa" tem uma função ainda maior que é de planar na cidade, adicionado a isso você poderá desferir um golpe aéreo em algum inimigo mediante a um ícone indicando a opção, e com o avançar das habilidades esse  ponto irá evoluindo, ou então se pode ir pelas ruas e enfrentar inimigos frente à frente o que poderá lhe render minutos ou até horas de lutas pois com o avançar de uma briga poderá chegar reforços e assim aumentando a dificuldade em enfrentar mais inimigos.
Plano ir pelas beiradas: Nessa opção se tem a ajuda da Visão de Detetive, onde se poderá ver a localização do inimigo, se ele está armado ou não, seu estado emocional e passagens secretas. Dessa forma as opções de atacar aumentam dependendo do local pois assim poderá se assumir um esquema furtivo e golpear cada inimigo separadamente, mas nesse ponto entra a IA do game: cada inimigo derrubado chama a atenção dos outros e com isso eles começarão a investigar os arredores do local e com isso lhe obrigará a procurar um local para se abrigar e assim esperar que os inimigos se espalhem podendo assim voltar o sistema furtivo. Outro ponto nesse destaque é que o Batman poderá ir beirando às paredes e assim ficar esperando um inimigo chegar e desferir nele um golpe nocauteando-o. 
E por fim nos controles temos a adição de novas habilidades nos apetrechos do Batman, como já citado a "bat-capa" tem a função de planar e muito pelos locais da cidade, além disso existe a bat-garra que tem como opção se agarrar em locais e levar o Batman até lá, um mini computador dando a opção de destrancar portas, ver conversas de rádio e localizar conversas. Entre uma coisa e outra, Batman possui um grande arsenal de equipamentos para lhe ajudar.
Mini computador de Batman.
* Som: Os sons do game são algo fora do comum, cada musica se encaixa perfeitamente no contexto; por exemplo: se você estiver no meio de um tiroteio a musica é acelerada, rítmica e que motiva o jogador a tomar uma decisão rápida para poder se sair daquela situação, se você estiver no meio de um missão primordial para o game a musica passa a ser uma ópera muito bonita dando a emoção ao jogador de que aquilo realmente é algo importante e que deve ser feito de forma completa. Além da musica do game, outro ponto importante na categoria som é os diálogos, todos muito bem feitos e melhor de tudo em Português do Brasil, assim será de melhor entendimento, além disso durante uma missão ou até mesmo passeando pela cidade, você poderá ver diálogos entre prisioneiros, sejam estes de gangues independentes ou de algum vilão, assim poderá se criar uma estratégia melhor para atacar ou entender o contexto que se participa. Outro ponto interessante mas que ao meu ver não teve um tratamento como outros é a sincronia labial, ela está boa mas em certas circunstâncias parece que o personagem falando não meche a boca e assim o som sai mas de boca fechada, mas fora esse pequeno deslize nada a se reclamar.

* Personagens: Batman Arkham City é um jogo grande, grande em história, qualidade gráfica, sonora e principalmente em personagens, o leque de personagens é imenso indo desde os principais como o Batman, Mulher-Gato, até os vilões menos citados dos quadrinhos como Grandi (ou seja lá qual é o nome daquele zumbi )

Personagens de Batman Arkham City.
A gama de personagens é muito grande, e cada um (na pele do Batman) possui uma missão própria o que dá pra conhecer o motivo de cada um na cidade. Durante a missão principal você poderá se deparar com uma missão secundária de Zazaz ou até mesmo durante o jogo ser direcionado para uma missão da Mulher-Gato (isso dependendo de escolhas no game), a gama é muito grande mesmo, mas nisso surge um problema: por ser muitos personagens, o aproveitamento é pouco e com isso alguns são sacrificados levando-os a aparecer no máximo 2 vezes durante a campanha principal, nesse ponto poderia se dar um retoque à mais, assim o jogo fica mais longo e dando um entendimento maior para o jogador, fora isso nada a se reclamar.

* Fator Replay: Agora começa outro trunfo de Batman Arkham City. O fator replay é imenso, imenso mesmo, existe tanta coisa a se fazer que até platinar o game, levará meses, vou explanar somente 3 pontos aqui:
Missões Secundárias: Durante ou após terminar a campanha principal você será levado a uma gama de missões secundárias. Desde proteger um simples prisioneiro político, até acabar com um super - vilão que não apareceu na história principal. Salvar algum civil que ficou preso na cidade ou simplesmente fazer missões da Corporação Wayne para melhorar algum ponto do "bat-traje".
Vingança do Charada: Esse extra tem 2 modos: Primeiro você precisará coletar mais de 200 troféus do charada Charada, mas cada troféu está bem escondido, e somente alguns estão de fáceis acessos, outros precisa-se realizar algum movimento para liberar o troféu e cada um deles é necessário um bom raciocínio do jogador. Após isso, no menu principal vai ser liberado um modo com o nome "Vingança do Charada" onde precisa-se destrinchar um número X de inimigos para se ganhar pontos, cada inimigo derrotado dá uma pontuação, combos dá mais pontuações e com isso precisa-se arrecadar uma certa pontuação para conseguir 1 troféu de ouro, prata ou bronze. Nesse modo pode-se jogar com: Batman, Mulher-Gato, Robin e Asa-Noturna.
Jogue com Mulher Gato:  Além da missão do Batman, temos a mulher gato que está na cidade pelos seus próprios objetivos. O melhor desse atrativo é que ele é completamente diferente do Batman, movimentos diferentes, combos diferentes, ela é mais ágil que o morcego e no próprio jogo pode-se melhorar o traje dela. Outro ponto que atrai na mulher gato é que depois de fechar tanto a campanha dela quanto do Batman, haverá pontos de troca, onde se poderá escolher entre jogar com um ou com outro.
...
Nota: A mulher gato vem à parte do game, é necessário fazer download dela.

~> Consideração Final
Batman Arkham City é um game que inovou com relação ao antecessor, apresenta gráficos melhores, um gameplay totalmente diferente de qualquer outro, uma longevidade muito grande, poucos deslizes em gráficos, sons, controles, todo o destaque do game realmente é primoroso e de alta qualidade, merece ser jogado tanto por quem é fã do personagem como também quem o conhece apenas por filmes ou ouviu falar.

~> Nota Final
Gráficos: 10
Controles: 10
Sons: 10
Replay: 10
Diversão: 10

Nota Final: 10 (Muito Recomendado)

Obs final: A análise do game é de total opinião do autor que a escreveu, não reflete as opiniões de outros membros do blog.















Categories:

0 comentários:

Postar um comentário