terça-feira, 24 de abril de 2012

Preconceito - Além dos limites

Olá, caríssimos! Como vão? Sabe...eu sou uma pessoa do ócio...portanto vivo pensando em muitas coisas, que pretendo dividir aqui com vocês, assim dividindo, como diria o ManoPV (não interessa se alguém disse antes dele, eu ouvi primeiro dele, então é ele), "dividir minha sapiência". Ou algo assim...


Ehm, opa...imagem errada...enfim.

Hoje, vou falar sobre o preconceito. O que é, e o que se tornou.

O que é preconceito?

Preconceito é, nas perfeitas palavras do Wikipedia, um juízo "preconcebido" manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".

 Muito bem...até aí tudo certo. Acontece que o preconceito se tornou uma questão gigantesca. Muitas pessoas lutam contra o preconceito, e tal...o problema é que isso se tornou tão extremo, que já está ficando ridículo, passou dos limites do aceitável.



Pense junto comigo... o que é uma pessoa afro-descendente? É uma pessoa de cor de pele escura, muitas vezes, dependendo do tom, realmente PRETA. Uma pessoa PRETA.

A palavra "preta" usada para se referir a uma pessoa te impactou, não foi? É aí que está o problema. Qual é o problema de chamar uma pessoa do que realmente ela é? Quando você me diz que uma pessoa não gosta de ser chamada de preta, você está querendo me dizer que essa pessoa é preconceituosa consigo mesmo.

É exatamente isso que quero dizer quando falo que passou dos limites. Uma pessoa contra o preconceito que não quer que alguém seja chamado de preto, o que é um ato preconceituoso.


 
Uma coisa é você não gostar de pessoas brancas, pretas, homossexuais, jogadores de futebol, juizes. Tudo bem, é um direito seu e que deve sim ser respeitado, pois não é preconceito contanto que mesmo não gostando você respeite, é apenas uma opinião. O preconceito GERALMENTE traz agressão consigo, verbal ou física.

O preconceito sem dúvidas é algo terrível e que deve ser extinto. Mas existe um limite que deve ser respeitado. Saiba diferenciar as coisas. Se referir a uma pessoa como "preto" ou "branquelo" não é de jeito algum ofensivo. Considerar essa pessoa inferior devido à alguma característica própria dela...isso sim é preconceito. Pense nisso.

Ja matta ne!

- Haku
Categories:

Um comentário:

  1. Putz concordo... a pessoa é preta, quer ser chamada de que? A gente tem que dar uma de feel like a sir e falar "pessoa a qual a pele tem presença demasiada de melanina" '-' Ficam me chamando de branquela aí, eu sou mesmo, e daí? Sou deficiente de melanina, e assumo.-qqqn

    ResponderExcluir