Sinopse: O pequeno vilarejo de Hinamizawa é palco de uma série de misteriosos acontecimentos. Tudo começou quando o governo planejou a construção de uma represa na região, o que acarretaria na inundação do vilarejo. Os habitantes lutaram, e conseguiram impedir a obra, utilizando de diversos artifícios. Desde o ocorrido, todos os anos na época do festival local, o Watanagashi, mortes ou desaparecimentos acontecem. Os crimes são atribuídos ao deus local, Oyashiro-Sama, onde as vítimas geralmente são consideradas pecadoras e são castigadas pela entidade. No ano de 1983, quatro anos após o início dos misteriosos acontecimentos, Maebara Keiichi e sua família se mudam para a região. O jovem rapidamente faz amizades e se torna membro de um clube da escola, cujo único objetivo é se divertir com os mais diversos jogos. É então que Keiichi descobre que todos ao seu redor, incluindo suas amigas, possuem alguma relação com os estranhos assassinatos dos anos anteriores.
Resenha: Se a sinopse já é intrigante, o desenvolvimento da história é simplesmente de arrepiar. Pra começar, a história é dividida em arcos. Cada arco possui de 4 a 6 episódios, com cada um envolvendo um acontecimento trágico e suas consequências. Em todos eles, algum dos protagonistas morre ou comete um crime. A explicação para isso é que a trama não segue uma ordem lógica, cada arco mostra uma situação específica e mostra as atitudes de um dos personagens quanto a ela. Dessa forma, a história é explicada de forma bem lenta, uma vez que cada parte revela informações cruciais sobre os crimes do vilarejo. Então, não se assuste se um personagem trucidar 10 pessoas, depois ser esfaqueado e atirado num vulcão no fim do arco, e na saga seguinte a história voltar desde o início e ele estar vivo de novo. Este é um charme da série, mas também é o que afasta muitos.
Não posso esquecer de falar também na violência da série, que é mostrada sem peso nenhum na consciência. Espancamentos, facadas e torturas são exibidas de forma explícita e sem o menor pudor, testando quem está assistindo. Mas o que realmente chama a atenção é o fato do anime pegar cenas de pura palhaçada, como as cenas em que o clube joga ou as brigas de Keiichi e Satoko, e colocar as cenas violentas no mesmo episódio. Isso mesmo, não serão raros os momentos em que você verá um momento extremamente non-sense, de pura zoação, e algum diálogo tenso no mesmo episódio.
A segunda temporada, Higurashi No Naku Koro Ni Kai, fecha a trama, elucidando os mistérios que ficaram pendentes na primeira. Além disso, realmente temos a conclusão da história. Mas ainda deixando espaço para os OVAs (animações lançadas diretamente em vídeo) usarem ela. A primeira temporada possui 26 episódios, a segunda 24, e mais 4 OVAs. Isso sem falar nos games e na Novel que originou tudo. A complexidade da história e o fato dela ser dividida entre as mais diversas mídias são barreiras que dificultam a vinda da série pro Brasil. Mas se até Death Note veio, porque não?
Polêmicas: Como já era de se esperar, as cenas fortes do anime provocaram muita controvérsia na terra do sol nascente. A série ganhou uma repercussão negativa após o caso de uma garota que matou seu pai
com uma machadinha enquanto ele dormia. Ele estava tendo um relacionamento extra-conjugal, o que revoltou a adolescente. O que motivou a polêmica foi a semelhança com um dos assassinatos de Higurashi No Naku Koro Ni, assim com uma cena do anime School Days. Este acontecimento resultou numa discussão sobre a violência nos animes, assim como o adiamento do episódio 12 da segunda temporada da série, que felizmente foi concluída meses depois. O que posso dizer? Já afirmei certa vez que culpar uma obra (seja filme, game, série, etc.) por um crime é algo que precisa ser repensado e que descontar todas as falhas de um estrutura familiar ou educacional na mesma é um claro exemplo de hipocrisia. Até porque a série era exibida de madrugada, onde não há restrição de conteúdo.
Concluindo: Higurashi No Naku Koro Ni é uma das séries que mais recomendo, sempre avisando aos interessados que não é uma série simples (apesar da animação um tanto quanto estranha). Por isso, se você tiver estômago fraco ou um não curta um bom suspense, passe longe. Do contrário, divirta-se com esta história, seja pela ótima trilha sonora, pelo ar de mistério, ou simplesmente pela zoação.
Nota Final: 9,5
Nota Final: 9,5
0 comentários:
Postar um comentário