Uma das coisas mais legais que um filme pode proporcionar é um sentimento de insegurança quanto a uma cena, quando depois de uma série de acontecimentos inesperados você já não sabe o que esperar e passa a ficar paranoico com relação ás cenas futuras. E o anime Another é um claro exemplo disso. Se no início parece uma série inocente, com um mistério rolando no ar, logo percebemos que ninguém está a salvo naquele ambiente perigoso e repleto de "armadilhas". Sem saber disso, fiquei com a famosa cara de bosta diversas vezes enquanto assistia. Mas sem maiores enrolações, aqui vai a sinopse!
Sinopse: No ano de 1972, na sala 3 da nona série do colégio Yomi Norte, uma jovem que seria o claro exemplo de estudante exemplar (excelente aluna, boa em esportes, bonita, simpática, etc.), que era amada por todos incluindo os professores, veio a falecer. A turma ficou profundamente abalada a princípio, mas logo adotou um comportamento sinistro: agir como se a garota ainda estivesse viva. Não somente os alunos, mas os professores também, chegando ao ponto do diretor colocar uma cadeira para ela na cerimônia de formatura. Nada de tão anormal, não? Infelizmente, as bizarrices não acabaram por aí. Eis que 26 anos depois, o jovem Sakakibara Kouichi se muda para a cidade natal de sua falecida mãe, por seu pai ter ido trabalhar na Índia. Acaba tendo um Pneumotórax logo no seu primeiro dia de aula, sendo visitado no hospital pelos representantes de sua turma. Mais tarde, conhece uma bela e misteriosa garota chamada Misaki Mei, que usava um tapa-olho, num dos elevadores do hospital. A garota trajava o mesmo uniforme da escola para qual Kouichi havia sido transferido, e dirigiu-se para o necrotério do edifício, deixando o garoto sem entender nada.
O rapaz fica na turma 3 da nona série do colégio Yomi Norte, na mesma sala da "garota do elevador". É bem recebido pelos seus colegas de sala a princípio, mas logo percebe um clima de tensão no ambiente. Kouichi também encontra Misaki Mei diversas vezes na escola, porém, misteriosamente, é como se ele fosse o único a vê-la. A garota ainda aconselha o rapaz a não se aproximar dela, e o resto da turma também parece fazer subliminarmente o mesmo aviso. Logo, Sakakibara Kouichi se vê envolvido numa série de fenômenos macabros, todos relacionados ao comportamento sinistro da turma de 1972.
Resenha: Antes de mais nada, um aviso: Another é uma daquelas obras que os personagens secundários são muito mais interessante que o protagonista. Sim, porque Kouichi apesar de ser inteligente e coisa e tal, na maioria das vezes é um cara muito sem graça. Enquanto que o resto do elenco apresenta uma personalidade forte e especial, o rapaz faz o tipo confuso e
Mas falando nela, Mei é de longe a minha personagem favorita. Misteriosa e calada, pouco se sabe sobre a jovem de cara, o que faz ela chamar muito a atenção no início, pela mesma parecer saber a origem das
Além disso, ainda tem a sua dose de violência nos eventos sinistros (como na perturbadora cena do guarda chuva), claro que não se compara ao "banho de sangue" que é Elfen Lied, aqui temos algo mais realista e mórbido. Mas é aqui que entra um dos fatores que elevou o meu respeito pela série: o trabalho visual. Sério, os que se interessarem pela série eu recomendo que assistam em HD para desfrutarem ao máximo da obra de arte que é a animação. Personagens, cenários e efeitos do ambiente são simplesmente belíssimos! Um exemplo disso são os pesadelos de Kouichi, que são doentios e assustadores no nível certo. Quanto a trilha sonora, prefiro muito mais as músicas que rolam durantes os episódio, porque sinceramente não curti tanto a abertura e o encerramento.
A trama em si é bem feita e construída, talvez apenas pecando no fator explicação, já que muitas vezes se você piscar no momento errado pode perder um detalhe crucial. Isso é perceptível ao longo dos 12 episódios da série. Além do anime pra TV, ainda tem o OVA 00 (que apesar do título, ele deve ser assistido por último porque senão vai ser um baita spoiler e aí cagaliza tudo). Sem falar na Light Novel (que ainda não li) que originou tudo e o mangá (que ainda estou lendo mas que posso afirmar ser de qualidade e ter alguns detalhes que não tem no anime) de 4 volumes.
Considerações Finais: Então é isso, crianças! Um anime divertido, complexo e de trama bem amarrada é o que temos aqui, em Another. Uma série que mescla elementos de contos de suspense e terror, além de uma animação de respeito e uma trilha sonora que dá o tom certo nas cenas. Recomendada para os amantes de histórias imprevisíveis e que nos prendem até o fim.
Nota final: 9,0
0 comentários:
Postar um comentário